Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Selic

CUT defende queda do juro para corrigir "barbeiragem"

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro, elogiou a redução da taxa básica de juros, para 9,75% ao ano, mas cobrou cortes maiores e mais rápidos para acelerar a retomada da economia.

Na avaliação dele, o governo errou ao aumentar a Selic em meio à crise internacional, e o resultado foi o crescimento de apenas 2 7% do PIB em 2011. "Agora, a direção do BC precisa acelerar o processo de derrubada da taxa básica para corrigir a barbeiragem que fez lá atrás", afirmou.

"O Brasil continua com uma das maiores taxas de juros do mundo, o que impacta também na nossa dívida pública. Em 2011, o pagamento de juros da dívida pública consumiu R$ 216,1 bilhões somente até novembro. É o 'bolsa-banqueiro', o maior programa de transferência de renda do governo, beneficiando os mais ricos", afirmou. "É fundamental acelerar a queda na Selic e também pressionar os bancos por juros menores, incentivando as áreas produtivas e a criação de emprego."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.