A demanda das empresas por crédito cresceu 7,1% em fevereiro ante janeiro, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (18) pela Serasa Experian. Na comparação com fevereiro do ano passado, o aumento chegou a 12,4%. No acumulado do primeiro bimestre deste ano, a alta da procura por crédito pelas empresas atingiu 6,2%.
Segundo os economistas da Serasa, o feriado de carnaval, que este ano caiu no início de março, impulsionou os empresários na busca por crédito durante o mês passado com objetivo de antecipar a aquisição de insumos para produção e formação de estoques.
A alta da procura das empresas por crédito em fevereiro foi concentrada nas micro e pequenas empresas, com crescimentos de 7,6% ante janeiro deste ano e 13,3% na comparação com fevereiro de 2013. Com isso, o segmento acumulou alta de 6,7% na procura por crédito no primeiro bimestre de 2014.
Nas médias e grandes empresas, as demandas por crédito avançaram em menor intensidade em fevereiro: alta mensal de 1,2% nas médias e de 1,4% nas grandes empresas. No acumulado do primeiro bimestre, as grandes empresas registraram aumento de 10,7% na procura por crédito. Já nas médias houve recuo de 2%.
De acordo com a Serasa, na análise por setor, as indústrias puxaram a alta da demanda empresarial por crédito em fevereiro com alta de 30% na comparação com janeiro. Além da antecipação da produção devido ao feriado do carnaval, os economistas ressaltam que a base de comparação estava defasada já que houve queda de 16,4% na busca das indústrias por crédito em janeiro.
Nas empresas comerciais e de serviços, o crescimento da demanda em fevereiro foi bem menor: 3,7% nas comerciais e 4,5% nas de serviços.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast