Veja alguns dados sobre o setor têxtil do Paraná:
Empregos
O setor têxtil é o segundo maior empregador da área industrial do estado, com 15,36% do total de trabalhadores. Essas indústrias empregam mais de 90 mil trabalhadores, o que representa perto de 6,74% de todos os funcionários do setor no país. Em 2009, o setor no Paraná exportou R$ 119,5 milhões e importou R$ 101,7 milhões.
Regiões
Há indústrias do vestuário em todas as regiões do estado. A região Norte concentra 2.342 indústrias, 42% do total do estado. A região Noroeste é também um importante polo do setor, respondendo por 19,1% das unidades industriais do setor. A terceira região é a Grande Curitiba, onde estão concentradas 15,17% das indústrias.
Arranjo produtivo
Uma das características da indústria do vestuário do Paraná é a organização em Arranjo Produtivo Local (APL). A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) apoia seis APLs do setor de vestuário, englobando 1.835 empresas, que geram 35 mil empregos diretos. Os APLs localizam-se em Londrina, Apucarana, Cianorte e Maringá, Terra Roxa, Francisco Beltrão e Imbituva. Alguns deles são especializados: Apucarana, em bonés, Terra Roxa, moda bebê, e Imbituva, malharia. Os demais produzem confecção em geral.
Sudoeste
No Sudoeste, destaca-se a produção de moda social masculina, mas existem importantes empresas produtoras de moda feminina (social e esportiva), jeans (masculino e feminino), marcas licenciadas (há uma empresa com o a marca "Zezé di Carmargo & Luciano"), roupas esportivas, uniformes profissionais e corporativos e agasalhos a produção dos uniformes utilizados pela comitiva brasileira nas Olimpíadas de Atenas (2004) é dessa região.
Fonte: Fiep/Departamento Econômico