Dos 584 mil usuários de telefonia fixa e móvel que pediram para trocar de operadora com a manutenção do número do telefone, 384 mil já tiveram a solicitação atendida. O número corresponde a 65,8% do total. Entre os pedidos contabilizados desde o início da vigência da portabilidade numérica no Brasil, que começou a ser disponibilizada em setembro, 34% correspondem a usuários da telefonia fixa e 66% a usuários da telefonia móvel.
A portabilidade numérica está disponível para todos os usuários do país desde segunda-feira (2). A implantação foi cumprida em 14 etapas e concluída antes do prazo previsto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que definiu a data de 11 de março para que todos os usuários do Brasil tivessem acesso ao serviço.
Os pedidos de transferência de operadora nos últimos cinco DDDs que tiveram o serviço implantado foram 10.138 na primeira semana De acordo com a ABR Telecom, responsável pela implantação da portabilidade numérica no país, em cinco dias úteis, 1.427 dessas solicitações já tiveram a migração efetivada.
Atualmente, o Brasil tem 193 milhões de telefones fixos e móveis em operação, nos 67 DDDs existentes. Para trocar de prestadora e manter o número, o consumidor deve se dirigir operadora para a qual ele quer migrar e explicar que gostaria de fazer uma nova habilitação mantendo o número atual.