O banco alemão Deutsche Bank enfrenta um déficit de capital de até 3 bilhões de euros, segundo um novo teste de estresse atualmente conduzido pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês), informou nesta quinta-feira (24) à Dow Jones uma fonte ligada ao assunto.
O maior banco da Alemanha deve atender os requerimentos de capital da EBA sem precisar de uma injeção de capital, por meio da redução de ativos de riscos e da retenção de lucros, acrescentou a fonte.
O diretor-financeiro do Deutsche Bank, Stefan Krause, disse, durante uma apresentação realizada no fim de outubro, que o banco irá, entre outras medidas, precisar reter até 2,8 bilhões de euros de seus lucros para chegar à taxa de capital Tier 1 de mais de 9%.
A EBA exige que os bancos cheguem a esse patamar de 9% até o final de junho de 2012, no âmbito das regras da "Basileia 2,5", mesmo sob um cenário de testes de estresse mais duros, no qual eles terão de marcar os valores dos bônus soberanos do sul da Europa a mercado. Em um teste anterior, do início de outubro, concluiu-se que o Deutsche Bank tinha um déficit de capital de 1 2 bilhão de euros, mas o último teste deve revelar um déficit bem maior.
A EBA deve apresentar suas conclusões nesses testes mais tarde, na próxima semana ou somente na seguinte, disse outra pessoa familiarizada com o assunto. As informações são da Dow Jones.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast