Mais de dez mil pessoas fizeram fila em frente a uma agência de recrutamento, na manhã desta segunda-feira (2), em Sorocaba, interior de São Paulo, para disputar 70 vagas oferecidas por uma indústria da cidade. Agentes do órgão municipal de trânsito, que calcularam o número de pessoas, foram mobilizados para organizar o tráfego e evitar que a rua fosse interditada.
Sem condições de atender a todos, a agência distribuiu senhas e escalonou o atendimento até o próximo dia 10. "Não fico feliz em ver dez mil pessoas aqui na porta atrás de uma colocação no mercado de trabalho. Acho que temos de nos preocupar com a situação do país, pois não é de pleno emprego como se propaga", disse o diretor da agência Mega RH, Walter Rosa Júnior.
As vagas são para auxiliar de produção, com salário de R$ 1,3 mil. Segundo Rosa, o empregador não exigia experiência anterior, o que pode ter contribuído para atrair um número grande de pessoas. A principal exigência é de que o candidato tenha completado ou esteja cursando o segundo grau. Segundo Rosa, as vagas foram divulgadas apenas na rede social Facebook. Os anúncios não faziam menção a salário e quantidade de vagas. Por questão contratual, a agência não divulgou o nome da empresa contratante.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast