No ano passado, quase 95% dos trabalhadores brasileiros que ganhavam piso salarial recebiam até dois salários mínimos, segundo divulgou nesta sexta-feira (22) o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no estudo "Balanço dos pisos salariais negociados em 2008".
Segundo o estudo, 5,7% ganhavam exatamente um salário; 50,5% recebiam até 25% mais e 21% ganham até 50% mais do que o mínimo. 13,1% recebiam até 75% mais do que o salário e 4,6% ganhavam até dois.
Para o levantamento foram utilizados 628 pisos salariais que abrangem os setores da indústria, comércio, serviços e rural.
Os dados mostram ainda que, nos últimos anos, os pisos salariais têm cada vez mais se aproximado do salário mínimo. Em 2005, 80,6% dos trabalhadores que ganhavam piso recebiam até dois salários. Em 2006, o percentual passou para 88,5% e em 2007, para 91,8% - pouco menos do que os 94,9% registrados em 2008.
Na avaliação do Diesse, no entanto, os pisos mais baixos têm subido mais que os salários de modo geral, embora em menor patamar do que o próprio salário mínmo. Isso ocorre porque os pisos mais baixos acompanham o aumento do mínimo, já que as empresas não podem pagar salários inferiores ao mínimo.
O estudo concluiu que a política de valorização do salário mínimo - considerando os reajustes desde 2003, houve aumento real de 45% no período -, tem empurrado para cima os valores dos pisos salariais de modo geral.
Setores
O Dieese mostra que o setor com maior piso salarial é o de serviços porque agrega profissionais com maior remuneração, como médicos, por exemplo. O setor ganha, em média, 42% mais do que o salário mínimo.
O setor de comércios tem piso 29% acima do mínimo e a indústria, 32%. O setor com menor piso é rural. Os trabalhadores rurais que ganham piso tem remuneração, em média, 11% maior do que o salário mínimo. Considerando todos os setores, os pisos são 34% mais altos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast