O dólar fechou em alta nesta quinta-feira (11), com as atenções do mercado voltadas à Europa e à reunião do G-20, em Seul. A moeda terminou o dia vendida a R$ 1,719, com ganho de 0,46%. Na semana, a divisa acumula alta de 2,32% mas, no ano, tem queda de 1,37%.

CARREGANDO :)

A alta da moeda norte-americana tem sido alimentada em todo o mundo pela cautela antes da conclusão da reunião do G-20, que acontece até esta sexta na Coreia do Sul, e pelas preocupações com a saúde fiscal de alguns países europeus - como Irlanda e Portugal.

Nesta quinta-feira, a diferença de rendimento entre os bônus de 10 anos da Irlanda e da Alemanha atingiu o maior nível já registrado diante da desconfiança de que Dublin poderá levar a cabo as drásticas medidas de austeridade fiscal.

Publicidade

O feriado do Dia dos Veteranos nos Estados Unidos, porém, diminuiu a intensidade dos negócios no mercado global. As bolsas abrem em Nova York, mas o mercado de títulos e os escritórios do governo permanecem fechados.

Em Seul, onde as autoridades discutem os desequilíbrios da economia e do câmbio global, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reiterou que o governo pode tomar novas medidas contra a valorização do real, se necessário.

"Medidas foram tomadas e há resultados positivos. É claro que se continuar, se persistir nessa direção, nós tomaremos outras medidas. Nós não permitiremos que o real se valorize em relação ao dólar de modo a prejudicar as exportações brasileiras", disse o ministro a jornalistas.