O dólar comercial iniciou a semana em alta, registrando o segundo pregão seguido de valorização. A moeda americana terminou a segunda-feira (8) com valorização de 0,41%, valendo R$ 1,966 para a venda.

CARREGANDO :)

O Banco Central (BC) realizou no meio da tarde um leilão para compra de dólares no mercado à vista de câmbio. Os leilões da moeda se repetem diariamente desde o dia 8 de maio.

Segundo comunicado do Departamento de Operações de Reservas Internacionais (Depin) do BC, a atuação teve início às 15h13 e terminou às 15h23. As compras de moeda servem tanto para conter a valorização do real quanto para recompor as reservas que o BC gastou durante a fase mais aguda da crise financeira internacional.

Publicidade

Mercado externo

No mercado externo, o euro caía frente às principais moedas, abatido pelo segundo rebaixamento de rating da Irlanda.

Ao mesmo tempo, o dólar se valorizava acompanhando a alta do rendimento dos Treasuries. A agência de classificação de risco Standard & Poor's cortou a nota da dívida soberana da Irlanda para "AA", no segundo downgrande em três meses.

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Khan, afirmou nesta segunda-feira que a instituição prevê a recuperação da economia global na primeira metade de 2010. Para ele, o ponto de virada deve acontecer em setembro ou outubro deste ano.

No cenário corporativo, destaque para a confirmação de que a unidade de gestão de ativos do Barclays será vendida. O gesto de fundos BlackRock lidera a disputa pela gestora, num negócio que pode ser de US$ 12 bilhões.

Publicidade