As ações de bancos pesaram sobre os mercados acionários norte-americanos na segunda-feira, à medida que a crise de dívida na Europa e temores de uma investigação sobre operações envolvendo informações privilegiadas tiraram o apetite por compras do mercado.
Mas o índice Nasdaq teve um desempenho bem melhor que o Dow Jones e o Standard and Poor's 500, após a melhora na recomendação dos papéis da SanDisk e também os upgrades de Amkor Technology e Teradyne pelo Citigroup.
A fabricante de chips SanDisk saltou 6,5 por cento, após Robert W. Baird melhorar a avaliação do papel para "acima da média do mercado", ante "neutra".
As ações da Amkor subiram 6 por cento, enquanto as de Teradyne tiveram alta de 5,7 por cento, após o Citigroup elevar o preço-alvo para os dois papéis.
O índice PHLX de semicondutores subiu 1,1 por cento.
O Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,22 por cento, para 11.178 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,55 por cento, para 2.532 pontos. O S&P 500 perdeu 0,16 por cento, para 1.197 pontos.
A aversão a risco bate à porta conforme as ações seguiram a queda do euro contra o dólar após tensões na frágil coalizão do governo da Irlanda ofuscarem o acerto de um pacote de socorro ao país.
Investidores temem que a crise se espalhe pela Europa, elevando a perspectiva de perdas em bancos expostos à turbulência. O índice bancário KBW perdeu 1,5 por cento, e o JPMorgan, componente do Dow, cedeu 2,3 por cento.
"Todas as contínuas preocupações vindas da Europa e a situação de dívida lá foram o que nos direcionou para baixo hoje", disse Tom Schrader, diretor geral da mesa de ações da Stifel Nicolaus Capital Markets, em Baltimore.
Preocupações com um amplo inquérito sobre operações envolvendo informações privilegiadas nos Estados Unidos enfraqueceram grandes corretoras. Os papéis do Goldman Sachs caíram 3,4 por cento.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast