Foi realizada a primeira entrega feita por drones nos Estados Unidos, que transportou 4,5 kg de medicamentos para uma clínica médica em uma região rural remota.
Um drone produzido pela empresa australiana Flirtey fez, na última sexta-feira (17), três voos de três minutos de um aeroporto no estado de Virginia até a clínica, carregando 24 pacotes com medicamentos.
Os voos foram autorizados pela Associação de Aviação dos EUA (FAA na sigla em inglês) em parceria com a Nasa, que levou os medicamentos até o aeroporto. Foi a primeira entrega feita por drones autorizada pela FAA.
A Flirtey – que já conduz entregas feitas por drones na Nova Zelândia, onde a legislação permite a prática – chamou a operação, que durou cerca de 30 minutos, de “Kitty Hawk” em sua conta no Twitter.
A clínica normalmente recebe seus medicamentos via carro, que faz um trajeto de uma hora e meia da farmácia mais próxima.
A empresa australiana comemorou ter feito a demonstração de entregas com drones antes da Amazon, que começou a testar operações do tipo em 2013 e vem pressionando o governo norte-americano por uma nova regulamentação, em um post no Twitter.
“Flirtey bate a Amazon ao promover a primeira demonstração de entrega feita por drone nos EUA”, escreveu a Flirtey.
Segundo a legislação atual, empresas não podem operar drones em território americano sem uma permissão da FAA.