Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
negócios

Olist coloca pequenos varejistas nas grandes vitrines

Tiago Dalvi, da Olist, conecta grandes e pequenos do varejo | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Tiago Dalvi, da Olist, conecta grandes e pequenos do varejo (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

O campeão de vendas de consoles do Play Station 2 no Submarino é uma loja de games de Cascavel, no Oeste do estado. Em 60 dias, a Infogames vendeu 100 peças e esgotou o estoque do produto. Para atingir a marca, o lojista Ronaldo Linhan apostou em um novo modelo de e-commerce, lançado há quatro meses em Curitiba. A plataforma Olist funciona como ambiente de vendas on-line de pequenos negócios, com exposição dos produtos nos sites dos grandes varejistas nacionais, como Submarino, Shoptime, Americanas.com e Walmart. E negocia com Ponto Frio, Casas Bahia, Mercado Livre e Extra para ampliar o portfólio.

Criada por Tiago Dalvi, a Olist amplia a proposta do primeiro empreendimento de seu fundador. O site Solidarium, de venda de artesanato pela internet, faz a ponte entre o artesão e seu mercado consumidor ao oferecer ferramentas de venda e logística para quem não tem domínio de negócios e está concentrado na produção. A Olist abre o leque de segmentos ao proporcionar a infraestrutura de e-commerce para pequenos negócios, de qualquer natureza, que possam ser vendidos nos sites dos grandes varejistas.

A plataforma mantém acordos comerciais com os maiores players do varejo, viabilizando a inserção dos produtos nos sites dos grandes canais de venda. O sistema também cuida do fluxo de pedidos, controle de compras, comissões e logística de seus clientes, tornando o e-commerce amigável para quem produz ou revende. “O gerenciamento do negócio on-line exige tempo e investimento para atualização de site, organização e ativação da marca. A Olist cuida dessa área, deixando o empreendedor livre para pensar no negócio”, explica Dalvi.

Os planos de adesão, a partir de R$ 49 por mês, dão direito ao cadastro dos produtos, que são avaliados pela equipe interna e submetidos ao gerenciamento dos canais de venda, que liberam a exposição do produto em até 20 dias. O lojista tem todo o suporte para fazer a inserção das mercadorias, como qualidade de foto e informações sobre preço, prazos e condições de pagamento. A partir daí, a gestão das vendas on-line é assumida pelo Olist. Até a logística foi solucionada, com emissão de etiquetas de envio, impressas pelo empreendedor para despacho direto do produto ao cliente, sem custos.

Expansão

A Olist tem hoje 2 mil lojistas e 10 mil produtos cadastrados. A meta é fechar o ano com 50 mil produtos. Ainda em 2015, a empresa quer abrir canais de venda em sites internacionais, colocando os pequenos também na exportação. A próxima etapa é desenvolver a tecnologia necessária para plugar o sistema do lojista ao da plataforma, tornando o Olist também uma ferramenta de gestão. “Com os sistemas integrados, será possível gerenciar melhor os estoques, por exemplo”, diz Dalvi.

O aprimoramento da plataforma vai ajudar a migração dos demais produtos da Infogames para a Olist. Hoje, Linhan mantém cinco mercadorias cadastradas e outras 80 em outros ambientes. “Aos poucos, vou levando o estoque para a Olist. Estar na vitrine dos grandes fez toda a diferença”, conta o empresário, que encontrou na plataforma curitibana a alternativa para a queda nas vendas durante a crise econômica. Há dez anos no ramo, com uma unidade física e sem site próprio, Linhan tem 90% do faturamento da loja nas vendas on-line. “A meta é vender 300 consoles por mês”, conta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.