O Bradesco deve finalizar no dia 7 de outubro o processo de transição dos correntistas do HSBC, que a partir do dia 8 terão migrado para a nova instituição. A mudança ocorre após a aprovação da compra pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em junho deste ano por US$ 5,2 bilhões.
Em setembro, o Bradesco encaminhou kits de boas-vindas aos clientes com cartões de débito e crédito e iniciou a mudança das fachadas das agências e a habilitação dos serviços de internet banking.
Segundo o banco, não há planos de fechamento das unidades físicas e dos centros administrativos, nem da dispensa de nenhum dos cerca de sete mil funcionários da empresa. Os antigos gerentes do HSBC e as agências também deverão ser os mesmos de antes, mas agora estarão sob a tutela do Bradesco.
Para tirar as dúvidas dos correntistas, a Gazeta do Povo criou um guia com as principais perguntas e respostas para as questões mais recorrentes:
A quais serviços terei acesso a partir de 8 de outubro?
No dia 8 de outubro, os clientes do Bradesco poderão usar todas as funções disponíveis do banco: os caixas eletrônicos, que desde 2 de julho estavam disponíveis apenas para saques e pagamentos; o internet banking; e o atendimento ao consumidor pelo telefone (Mobile Fone e Fone Fácil Bradesco).
Com a transição, haverá mudança do plano da conta correte e as bandeiras dos cartões de crédito?
Não. O Bradesco garante que tanto os planos das contas quanto as operadores dos cartões continuarão os mesmos com a migração. O mesmo vale para as linhas de crédito contratadas, que manterão as mesmas taxas de juros até o fim do período. Entretanto, caso os correntistas queiram, eles podem aderir aos pacotes de serviços oferecidos pelo Bradesco.
Até quando poderei usar os cartões e os talões de cheque do HSBC?
Os talões de cheque do HSBC que estiverem em posse dos correntistas podem ser usados normalmente. Já os cartões devem ser substituído até 8 de outubro por motivos contratuais entre as instituições. O banco brasileiro informa, porém, que “caso necessário, será avaliada a possibilidade de um prazo adicional” para o uso dos cartões antigos apenas para algumas funções mediante a avaliação do gerente.
Ainda não recebi o meu novo cartão. E agora?
De acordo com o Bradesco, os cartões de crédito e de débito foram enviados para a maioria dos clientes. Mas, para aqueles que não os receberam junto com o kit de boas-vindas, a recomendação é que entrem em contato com a Central Boas-Vindas pelos telefones 3003-5150 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-718-5150 (demais localidades). Além dos números, os correntistas podem também entrar em contato por meio dos canais digitais do HSBC e do Bradesco.
Como eu faço para ativar o meu novo cartão?
A greve dos bancários não afeta a ativação dos cartões, segundo o Bradesco. Para a liberação, os clientes devem usar os terminais de autoatendimento e seguir as instruções.
E se a minha agência fechar?
O banco informa que não há previsão de fechamento de unidades físicas e os gerentes deverão ser os mesmos que já atendiam aos consumidores.