Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia

El Niño pode secar lagos no Nordeste

A expectativa de um El Niño intenso nos próximos meses acende um sinal de alerta para as hidrelétricas do Nordeste do Brasil, com especialistas indicando que a situação dos reservatórios na região pode ficar crítica devido a uma tendência de menos chuvas entre outubro e abril.

A situação poderia exigir que termelétricas com energia mais cara, recentemente desligadas, sejam novamente colocadas em operação.

O atual fenômeno climático El Niño deverá ganhar força antes do fim deste ano, atingindo um pico entre outubro e janeiro, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM), apontando que poderá ser uma das ocorrências mais fortes desde 1950.

“Para o Nordeste, eu diria que o senso comum é de que os anos de El Niño são mais propensos a secas do que anos sem o fenômeno”, afirmou o meteorologista sênior do serviço Point Carbon, da Thomson Reuters, Georg Müller.

Um El Niño intenso poderia reduzir as precipitações no período chuvoso do Nordeste necessárias para reabastecer hidrelétricas que atualmente contam com apenas 17% dos reservatórios.

“Os reservatórios já estão baixíssimos. Se a água não vier, estaremos muito mal”, disse a diretora da Engenho Consultoria, Leontina Pinto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.