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Quando parecia que a situação entre o Procon-PR e a Pepsico do Brasil Ltda., fabricante dos salgadinhos Elma-Chips, estava resolvida, o número reduzido de postos de troca em todo o Paraná causou uma reviravolta do caso nesta quarta-feira (17). O acordo feito entre as duas partes na sexta-feira (12) previa que a Pepsico indicaria cinco grandes redes de supermercados onde os consumidores que possuem vales da promoção "Filhotes Elma-Chips e Toddynho" poderiam trocar os cartões por salgadinhos. Porém, segundo o Procon, a empresa indicou apenas cinco postos de troca para todo o Paraná, sendo dois em Curitiba, um em São José dos Pinhais, região metropolitana, um em Maringá, no Noroeste, e outro em Londrina, no Norte do estado.

"As cinco grandes redes transformaram-se em número reduzido de postos para a demanda originada pela promoção. O Procon-PR jamais assinaria um documento que não beneficiasse os consumidores paranaenses", argumenta a advogada do órgão Elizandra Pareja, responsável pelo caso. Ainda segundo ela, a multa cautelar fixada em 300 mil UFIRs (equivalente a R$ 320 mil) no procedimento poderá ser confirmada, caso nenhuma medida seja tomada pela Pepsico. Para Elizandra, a empresa continua descumprindo o termo de ajustamento assinado para solucionar a questão da troca dos vales da promoção.

A assessoria da empresa não foi encontrada para comentar o assunto.

Acordo

No último dia 8 de maio, o Procon autuou a Pepsico por "publicidade enganosa", já que os brindes da promoção "Filhotes Elma-Chips e Toddynho" estavam esgotados, mas continuava a ser divulgada. Um acordo na última sexta-feira havia colocado um fim no impasse. Nele, a empresa se colocava à disposição para alterar a publicidade que induzia o consumidor em erro e resolução do problema do brinde - chaveiro de cachorrinho. Além disso,

A partir da próxima semana, a cada três cartões vale-troca da promoção, o consumidor deveria trocar por um salgadinho da Elma-Chips de sua escolha nos postos de troca que deveriam ser instalados em cinco grandes redes das principais cidades do estado. O período para a realização das trocas ficou fixado do dia 15 de maio até dia 22 de maio de 2006.

Esta é a segunda vez que a Pepsico é autuada por infrações ao Código de Defesa do Consumidor. Em 2004, o Procon sentenciou a empresa a alterar a embalagem do salgadinho "Pingo D’Ouro Agito", que devido ao seu conteúdo, induzia ao consumo de bebida alcoólica.

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