A Volkswagen informou nesta quinta-feira que dará duas folgas nos próximos dias a seus cinco mil empregados em Taubaté, interior de São Paulo, devido ao excesso de estoque na unidade. A montadora alemã deixará de produzir 1,7 mil carros Gol e Parati nesse período.
De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, os dois turnos de funcionários em Taubaté não trabalharão nas próximas sexta e quarta-feiras. Representantes do sindicato dos metalúrgicos não foram encontrados para fazer comentários.
As horas não trabalhadas pelos funcionários nesses dois dias serão computadas no banco de horas, de acordo com a Volks, que fechou com o sindicato responsável pela unidade um acordo de reestruturação em 18 de julho.
Em Taubaté, que receberá investimentos da matriz alemã nos próximos meses, 700 trabalhadores serão demitidos até 2008, sendo que 160 já deixaram os cargos no mês passado, segundo a assessoria da montadora.
A unidade da Volkswagen em São Bernardo do Campo está em seu terceiro dia de paralisação devido à greve dos seus 11 mil funcionários, depois de 1.800 deles terem recebido cartas de demissão na terça-feira, impedindo a produção de mais de 900 carros ao dia.