Na terça-feira (12) completa um ano que os clientes de telefonia fixa e móvel do DDD 41, que inclui Curitiba, região metropolitana e o Litoral paranaense, podem mudar de operadora mantendo o número do telefone. Neste período, foram realizados 238.872 pedidos de portabilidade, sendo que 171.614 processos se concretizaram. As 67 mil solicitações restantes, 28% do total, não haviam sido concluídas até esta segunda-feira (11).
Segundo a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade administradora da portabilidade, são quatro os motivos que impedem ou atrasam os pedidos: o volume de solicitações em tramitação, o agendamento feito pelo próprio interessado para uma data muito distante, a desistência do cliente e a informação de dados cadastrais errados.
A entidade não divulgou quantos dos pedidos não concluídos no DDD 41 correspondem a cada um dos motivos. De acordo com a ABR Telecom, em janeiro de 2009, o índice de eficiência média do processo estava em 81% no país. Em 31 de dezembro, considerando todos os 12 meses de 2009, a eficiência passou a 91,8 %.
Durante todo o ano, 4,2 milhões de usuários brasileiros pediram para trocar de operadora e manter o mesmo número, desses, 3,2 milhões concluíram as migrações conforme a expectativa.
Fixo x Móvel
Em todo Paraná, foram cerca de 485 mil pedidos de portabilidade, pouco mais da metade, 262 mil de aparelhos móveis. A implantação da portabilidade no país foi gradativa e começou em setembro de 2008. Os municípios com DDD 43 foram os primeiros no estado a terem o serviço. Até agora já foram feitos 82 mil pedidos nestas localidades. Na sequência, passaram a contar com a portabilidade os DDDs 44 em novembro, 41 e 42 em janeiro, e 45 e 46 em fevereiro.
O processo
O usuário deve procurar a empresa para a qual quer mudar e solicitar a portabilidade. Esta operadora, por sua vez, remete a solicitação à Entidade Administradora (ABR Telecom) que irá acionar a empresa de onde o usuário deseja sair.
Para que o usuário efetive sua portabilidade é necessário que os dados (nome, número de identidade e CPF) apresentados para nova operadora estejam idênticos aqueles cadastrados na base de dados da operadora atual. Por isso, é recomendado que o usuário atualize seus dados antes de mudar de operadora.
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