A Embraer e a empresa americana Sierra Nevada Corporation (SNC) apresentaram nesta quinta-feira (25), na Flórida, o primeiro avião A-29 Super Tucano fabricado nos Estados Unidos. A aeronave vai ser usada em um programa da Força Aérea americana no Afeganistão, junto a outras 20 que ainda serão entregues às autoridades dos EUA.
Segundo comunicado da companhia brasileira, o programa de Apoio Aéreo Leve (LAS) serve para dar suporte à estabilidade do Afeganistão, desempenhando missões de apoio aéreo tático, reconhecimento e treinamento para as forças militares. "O LAS é essencial para os objetivos dos Estados Unidos no Afeganistão e para a nossa segurança nacional. A SNC, como principal contratante, está orgulhosamente servindo ao nosso país por meio desta parceria estratégica com a Embraer, ao fornecer uma aeronave superior, treinamento excepcional e manutenção e suporte especializados para esse programa da Força Aérea dos Estados Unidos", disse o CEO da Sierra Nevada Corporation, Fatih Ozmen, na nota divulgada.
Ozmen disse que os Estados Unidos estão empenhado em garantir "tanto a retirada bem-sucedida de tropas norte-americanas como a segurança e a estabilidade de toda a região".
O presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, elogiou a atuação do Super Tucano que chamou de uma "ótima solução de poderio aéreo com ótimo custo-benefício para nações no mundo inteiro".
Contrato
Em fevereiro de 2013, a força aérea americana concedeu o contrato do programa à Sierra Nevada Corporation para o fornecimento de 20 aeronaves A-29 Super Tucano da Embraer, assim como equipamentos para treinamento em solo, treinamento de pilotos e mecânicos e suporte logístico.Em março do mesmo ano, a empresa brasileira inaugurou instalações na cidade de Jacksonville, na Flórida, para produzir as aeronaves e contratou 72 funcionários. Em Jacksonville foram realizadas as etapas de pré-equipagem, montagem mecânica e estrutural, instalação e teste de sistemas e testes em voo das aeronaves A-29. Outras etapas ocorrem em mais de 100 empresas nos Estados Unidos.
O Super Tucano é um turboélice de apoio aéreo tático e treinamento avançado utilizado atualmente por nove forças aéreas na África, Ásia-Pacífico e América Latina.A Embraer já recebeu mais de 210 pedidos firmes e entregou mais de 170 exemplares do modelo.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast