A Embraer iniciou a construção de um novo centro de serviços para jatos executivos no Aeroporto de Williams Gateway, em Mesa, Estado do Arizona, nos EUA. O término das obras está previsto para meados de 2008 e o centro será em uma das três localidades nos EUA que prestará serviços completos para os jatos executivos Phenom 100, Phenom 300 e Legacy 600 da companhia.
O Estado do Arizona, a Williams Gateway Airport Authority (WGAA) e o Greater Phoenix Economic Council (GPEC) são parceiros da Embraer nesse projeto. As instalações da Embraer terão 4.181 metros quadrados e incluirão um hangar, oficinas e escritórios. O investimento total estimado é de US$ 8 milhões. O compromisso da Embraer com a comunidade é o de criar aproximadamente 60 empregos nos próximos cinco anos.
O estabelecimento de uma rede de centros de serviços para jatos executivos nos EUA, pertencentes e operados pela Embraer, incluirá instalações nos aeroportos internacionais de Ft. Lauderdale - Hollywood, em Ft. Lauderdale, Estado da Flórida, e de Bradley, em Windsor Locks, Estado de Connecticut.
As obras na Flórida e em Connecticut serão iniciadas durante este verão nos Estados Unidos. O investimento total nas três instalações será de aproximadamente US$ 40 milhões.
Cada centro terá capacidade para realizar serviços completos para aeronaves, incluindo inspeções de rotina, manutenção programada e não-programada, reparos estruturais nos motores, aviônicos e outros sistemas, assistência 24 horas, equipes de resgate móveis para aeronaves em solo (Aircraft On Ground - AOG) e inventário de peças de consumo ou reparáveis. Os serviços também poderão incluir pintura externa e reformas internas.