A Embraer pretende entregar de 35 a 40 jatos executivos Phenom 100 no terceiro trimestre e mantém, por enquanto, a meta de 110 unidades entregues dos modelos 100 e 300 em 2009, afirmou nesta terça-feira, o vice-presidente da empresa para o mercado de aviação executiva, Luís Carlos Affonso.
Segundo ele, porém, a Embraer poderá reduzir a meta para o ano se não conseguir atingir o desempenho esperado no terceiro trimestre.
Na primeira metade do ano, a Embraer entregou 20 unidades do Phenom 100, segundo Affonso. As entregas do Phenom 300 deverão começar no final deste ano.
De acordo com o executivo, a carteira de pedidos firmes dos jatos Phenom é de cerca de 800 unidades. O total de encomendas já chegou a ser de 850 aviões, mas houve alguns cancelamentos devido à crise financeira global.
"É possível ver que o número de cancelamentos líquidos não foi grande", disse o executivo sem revelar o número, mas destacando as entregas já realizadas de 20 jatos. Isso indicaria um cancelamento líquido de cerca de 30 unidades.
A companhia estima que as entregas de jatos executivos pela indústria no mundo voltarão a crescer apenas em 2012.
"Na nossa visão, haverá queda nas entregas (pela indústria) até 2011. Apenas em 2012, as entregas no mundo voltam a crescer", disse. Mas o executivo ponderou que "mesmo o ponto mínimo em 2011 estará acima da média dos 10 anos anteriores. É um cenário positivo, apesar da contração até 2011".
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast