O fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e desaceleração da economia motivaram uma queda de 18,7% no emplacamento de veículos novos no Paraná nos três primeiros meses de 2015 na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), no primeiro trimestre de 2015 foram emplacados 66.481 veículos, contra 81.826 no ano anterior. “Os índices estão relacionados diretamente com o fim do IPI reduzido, a crise econômica e as dificuldades na obtenção de crédito. Tivemos um período de alta nas vendas, mas o comércio diminuiu de forma considerável de 2013 para cá”, explica, em nota divulgada pela Agência Estadual de Notícias, o diretor-geral do Detran Paraná e presidente da Associação Nacional dos Detrans, Marcos Traad.
Copel terá de pagar multa de R$ 720 milhões por atrasos na Usina de Colíder (MT)
Justificativas para atraso na conclusão da usina foram quase todas rejeitadas pela área técnica da Aneel
Leia a matéria completaDados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revelam que no acumulado do primeiro trimestre houve queda de 15% na venda de veículos, em geral, em todo o Brasil.
A maior queda foi no emplacamento de caminhões, ônibus e micro-ônibus: 36,1% na média nacional e 34,8% no Paraná. Automóveis e veículos comerciais leves tiveram redução de 16,2% nas vendas nacionais e 18,5%, no estado, enquanto o emplacamento de motos caiu 8,6% no Paraná e 10,52% em todo o Brasil.
Maiores frotas
As seis maiores frotas do Paraná apresentaram queda acentuada de novos emplacamentos nos três primeiros meses: Curitiba (-6,3%); Londrina (-36,8%); Maringá (-26,5%); Cascavel (-18,1%); Ponta Grossa (-21,9%); e São José dos Pinhais (-34,8%).
Quase metade dos primeiros emplacamentos registrados pelo Detran-PR em 2015, o equivalente a 31.418 veículos novos, foram feitos nos municípios que compõem a Grande Curitiba. A Região Norte do estado respondeu por 18,9% dos emplacamentos (12.602 veículos) e o Oeste com 9,9% (6.440 carros).
Atualmente, a frota paranaense soma 6.552.258 veículos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast