Para quem se interessa em investir no ramo de beleza e saúde, há opções de franquias a partir de R$ 8 mil, com serviços de primeira qualidade e manutenção de baixo custo. A seguir, listamos algumas, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Primeira rede de franquias do tipo no Brasil, a Disk Manicure começou em 2007, com uma filial em Fortaleza, no Ceará, e hoje mantém presença em oito estados. O diferencial deste negócio é trabalhar para um público cativo, interessado em comodidade e oferecer serviços em domicílio, evitando gastos para manutenção do espaço físico. Abrir uma unidade da rede varia de R$ 8 mil a R$ 17 mil, dependendo do lugar de abertura do negócio.
No mesmo segmento, a Home Depil trabalha levando serviços de fotodepilação também em domicílio, e visa clientes das classes A, B e C, sem restrição de público. Uma franquia da marca exige de R$ 12,5 mil a R$ 20 mil do investidor, porém, o custo operacional das unidades varia de acordo com a população do local de abertura da loja. Cidades com menos habitantes têm um custo menor e vice-versa. O retorno previsto é de seis a 12 meses.
No mercado desde 1987, o Emagrecentro atua no ramo de estética e saúde, estando presente em mais de 20 estados brasileiros com mais de 200 lojas. A partir de R$ 39 mil já é possível investir nesta franquia. O faturamento médio é de R$ 30 mil mensais, sendo o retorno estimado já a partir do quarto mês de funcionamento da unidade.
Já o Emagrecentro Fitness, do mesmo dono, funciona como um centro de atividades físicas, com o conceito de academia em 29 minutos, ótima opção para quem não possui muito tempo para exercitar-se. A partir de R$ 39.500, incluindo capital de instalação e giro, é possível investir nesse modelo de negócio. Não é cobrada taxa de franquia.
A Serafina Centro de Estética Especializada é outra opção de até R$ 100 mil. A empresa oferece serviços de beleza desde 2009. A média de faturamento mensal é R$ 50 mil, e a previsão de retorno de 12 a 20 meses. Não exige capital de giro, e com R$ 80 mil, incluindo taxas de propaganda, royalties e capital de instalação e franquia, já é possível abrir uma unidade do centro.