Com o foco em desenvolver estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas, a agência curitibana Green Digital planeja dobrar de tamanho até o fim de 2016. O plano de expansão inclui conquistar o território norte-americano e ter dez franqueados em diferentes cidades do Brasil. As estratégias vieram do desejo da marca de aumentar as fontes de receitas para garantir a sua sustentabilidade financeira mesmo em momentos de crise.
A ideia de ir para os Estados Unidos pode, em um primeiro momento, parecer bastante ousada. Por lá, a área da comunicação digital está consolidada e há centenas de prestadoras de serviços, muitas reconhecidas internacionalmente. Mas esses fatos não assustam o diretor da Green Digital, Ney Queiroz de Azevedo, que viu no mercado norte-americano uma brecha para a agência curitibana.
A marca abriu em setembro deste ano um escritório em Miami para atender pequenas e médias empresas que demandam serviços digitais a um preço acessível. Segundo Queiroz, há poucas concorrentes que oferecem serviço especializado para companhias de menor porte. “Queremos ser uma agência global”, reforça Queiroz.
Em dois meses de funcionamento no exterior, foram fechados cinco contratos para refazer sites, gerenciar redes sociais e implantar estratégias de Search Engine Optimization (SEO). Um cliente é de Miami e as demais contas são de outras regiões da Flórida.
O diretor da Green Digital explica que falar português é um diferencial no exterior. “Há muitas empresas estadunidenses que têm produtos no Brasil e querem uma agência que fale português para se aproximar do público”, conta. Além disso, ele afirma que vários empresários brasileiros atuam na Flórida, o que facilita na prospecção de novas contas.
Franquia
O plano de expansão da agência inclui também a adesão ao sistema de microfranquias home based. O modelo funcionará da seguinte forma: o franqueado será o responsável por fechar novos contratos e a Green Digital, em Curitiba, irá fazer toda a parte operacional, como criação de sites e campanhas de marketing na internet.
O franqueado irá trabalhar individualmente na busca de novos clientes, sem a necessidade de uma equipe ou área física. O capital inicial para adquirir a licença é de R$ 5 mil. O retorno do investimento acontece em até um ano e o contrato é válido por 24 meses. São cobrados royalties de meio salário mínimo por mês. A cada novo contrato firmado, cerca de 30% do valor fica para o franqueado.
O sistema foi lançado em setembro e já existem 20 pessoas interessadas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. No momento, a agência está fazendo a análise do perfil dos candidatos. Em janeiro, os selecionados devem começar a operar e o objetivo é ter pelo menos dez representantes espalhados pelo país.
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