Um "food truck" de tiro. A marca goiana Hunt's, que nasceu como loja de caça e pesca, agora vende um trailer de airsoft, que pode ser instalado em qualquer lugar. Você pode levar para casa por cerca de R$ 130 mil. Por bem menos sai um kit do Dr. Infiltração, que "infiltra" sua parede com um gel que substitui a água. Quem quer gastar um pouco mais pode comprar um banheiro químico com ar-condicionado, do WC Chic. Esses são alguns dos negócios mais inusitados da feira de franquias da ABF, onde centenas de marcas expõe suas novidades, em busca de novos parceiros.
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Além destes três, integram a lista de cinco franquias mais inusitadas, elaborada pela Gazeta do Povo, a Urban Motion, um parque indoor de trampolins, e a Pintura à Jato, que criou um método para profissionalizar o tradicional trabalho de pintura de paredes, tornando-o mais rápido e barato.
Conheça melhor cada uma das cinco franquias inusitadas:
Hunt's
Não precisou de muito para converter o contêiner da Hunt's em um estande de tiro. Em uma extremidade ficam os alvos, pendurados em um varal. No extremo oposto, fica a área de tiro, na qual até quatro clientes simultâneos podem brincar com as arminhas de airsoft, que são aquelas armas de pressão que simulam modelos de fogo, mas atiram apenas bolinhas de plástico.
O cliente paga pelo aluguel da arma e para poder experimentar a brincadeira. É entretenimento. Ronaldo Barreto, representante da marca, conta que a empresa faturou R$ 4 mil por noite, na Feira Agropecuária de Goiânia, realizada recentemente.
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Hoje, a Hunt's conta com dois contêineres já prontos. A ideia é rodar em eventos de todo o tipo: festa do peão de Barretos, feiras agropecuárias, festivais de música, festa junina de Campina Grande, e por aí vai.
Além do estande de tiro, a Hunt's também fatura com a venda de produtos relacionados à caça e pesca. Em seu outro modelo de franquia, uma loja de shopping, as opções são mais variadas, abarcando o setor de caça e pesca de forma mais ampla. Mas o contêiner também têm algumas opções, como armas, munições e roupas.
Raio-x
Contêiner com estande de tiro da Hunt's
Investimento inicial: cerca de R$ 130 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil (desconto de R$ 10 mil em relação à taxa das lojas)
Taxa de royalties: 8%
Taxa de marketing: 3%
WC Chic
Banheiro químico é aquele mal inevitável. Ninguém gosta, mas em alguns casos é a única opção para atender grandes aglomerações, como em festivais de música ou no Carnaval. Agora, já imaginou ter um desse no seu casamento? Meio chato, né! E é de olho em situações como essa que a WC Chic, nascida em Campinas, lançou um trailer com banheiros "gourmet".
É um trailer, dividido em três áreas. Banheiro feminino, masculino, e pia para lavar as mãos. Bem mais espaçoso que o banheiro químico comum, o trailer é todo em cor creme, que remete a uma certa sofisticação. Ele também conta com um ar-condicionado próprio. Pode atender um evento de 800 pessoas por até nove horas seguidas, sem prejuízo da higiene.
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O WC Chic também conta com um funcionário de limpeza própria, que faz a higienização constante, durante todo o evento. A ideia, inédita no Brasil, surgiu de uma viagem que Ernesto Brisolla Manzur fez para os Estados Unidos. Viu um similar na praia. "Banheiro com ar-condicionado! É isso que faltava".
A tecnologia foi desenvolvida por uma empresa de trailers brasileira, que fabrica aqui um modelo mais leve e econômico do que o norte-americano. A WC Chic só opera por franquias. A marca vende o carrinho para o franqueado, que aluga para eventos.
Raio-x
WC Chic, o banheiro químico com ar-condicionado
Investimento inicial: 232 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil (referente a uma área com até um milhão de habitantes)
Trailer: R$ 130 mil
Veículo rebocador: R$ 60 mil
Capital de giro: R$ 19 mil
Impressos: R$ 3 mil
Fundo de publicidade: R$ 850
Royalties (por trailer): R$ 2.350
Urban Motion
A Urban Motion oferta um entretenimento inusitado. São 500 metros quadrados de diferentes trampolins enfileirados, interligados por obstáculos. Tudo feito do material mais macio possível, para garantir a segurança dos puladores. Hoje a rede conta com dois parques indoor, ambos na cidade de São Paulo. Mas a pretensão é crescer pelo país todo, pelo formato de franquia.
A grande vantagem é o inusitado e a falta de concorrentes, garante o consultor Cleber Gonçalves, que representou a Urban Motion na feira da ABF. Hoje as opções de trampolins disponíveis no Brasil são itinerantes (em geral colocadas em shoppings) e não tem uma infraestrutura voltada para isso.
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Quem comprar um negócio da Urban Motion vai precisar de espaço. São pelo menos 900 metros quadrados, na soma dos trampolins, estacionamento, lanchonete e área de entrada. Por outro lado, há diferentes possibilidades de renda. Além do ingresso (cobrado por hora, numa média de R$ 49), há o aluguel e venda de meias antiderrapantes, que são obrigatórias, além da possibilidade de explorar a lanchonete e o estacionamento (que podem ser terceirizados).
Um foco interessante, segundo Gonçalves, é o de clientes corporativos. Os obstáculos oferecem um bom cenário para treinamentos, trabalho em equipe. Festas de empresa e de aniversário também podem ser feitas dentro do parque.
O investimento inicial fica na casa dos R$ 900 mil, além do custo com o ponto (custos com locação não são contabilizados pelas redes de franquias, já que variam muito de cidade para cidade).
Gonçalves também garante que a marca tem estratégias para evitar que o parque de trampolins seja apenas uma moda inicial e depois acabe virando um peso para o empresário. "Estamos sempre estudando tendências de fora, e temos parceria com o fornecedor para sempre trocar os trampolins. Não a cada seis meses, porque ficaria muito pesado, mas a cada um ano e pouco".
Raio-X da franquia
Urban Motion, parque indoor de trampolins
Taxa de franquia: R$ 60 mil
Capital de instalação:R$ 725 a R$ 980 mil
Capital de giro: R$ 102.597
Investimento total: R$ 800 a 900 mil
Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
Taxa de propaganda: 2% sobre o faturamento bruto
Taxa de royalties: 8% sobre o faturamento bruto
Dr. Infiltração
A Dr. Infiltração criou uma tecnologia própria para impermeabilizar ambientes e até retirar infiltração da parede. A empresa, que nasceu com um pé na construção civil, criou uma máquina que injeta um gel impermeabilizante no meio da parede. O gel "expulsa" a água e, de certa forma, se infiltra ele próprio na parede, impedindo que novos líquidos tomem aquele espaço.
A tecnologia é cheia de detalhes técnicos: da forma como é feita a furação na parede ao jeito certo de induzir e secar o líquido. E a empresa diz ter feito vários testes que atestam o sucesso do produto e da ideia.
É trabalhoso. Mas a ideia da rede é que este serviço, inovador, seja uma porta de entrada para o Dr. Infiltração, que oferece também um serviço impermeabilizante para piso. Neste caso, o produto é passado na laje e evita que a infiltração venha a acontecer.
Para colocar a máquina no mercado, a empresa adotou o ramo de franquias. Funciona assim: o franqueado fica com a máquina (que é patenteada) em comodato e adquire todos os insumos. Seu trabalho então é de vender o serviço. Os funcionários, que irão aplicar o produto, ficam em contato constante com o setor de engenharia da rede, para discutir melhores formas de aplicação.
Raio-x
Dr. Infiltração, serviço para impermeabilizar pisos e retirar infiltração da parede
Investimento total: R$ 19.700
Royalties: R$ 370 fixo (ajustado a cada dois meses pelo IGP-M)
Marketint: R$ 150 fixo (ajustado a cada dois meses pelo IGP-M)
Taxa de administração do sistema: R$ 70 fixo (ajustado a cada dois meses pelo IGP-M)
Pintura a jato
A Pintura a Jato presta um serviço bem antigo, o de pintar paredes, mas de forma inovadora. A empresa usa uma máquina que não utiliza ar no processo, o que reduz o gasto de tinta. Por isso,o método seria cinco vezes mais rápido do que o comum.
O processo todo leva metade do tempo da pintura normal, já que o método inclui um sistema ostensivo de vedação do ambiente, utilizando materiais de ponta e cobrindo toda a área antes de realizar o trabalho.
Mesmo utilizando mais materiais e mais caros do que a média, a Pintura a Jato garante ter um preço de 10% a 15% inferior ao do mercado.
Além do processo de pintura em si, a rede tem como diferencial a profissionalização deste serviço. Diferente da informalidade tradicional deste setor, a Pintura a Jato conta com dois funcionários fixos, contratados por CLT, além de oferecer ao cliente final a possibilidade de agendar, orçar e até pagar pelo próprio site.
O site capta clientes para os franqueados, e dispara de forma automática os pedidos de serviço ou de orçamento para o representante da Pintura a Jato da região do cliente. A empresa estima que mais de cinco mil pessoas já contrataram o serviço por este modelo.
Raio-x
Pintura a Jato
Investimento inicial: R$ 55 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Equipamentos: R$ 30 mil
Royalties: 3% sobre o faturamento ou R$ 500
Taxa de marketing: 3% sobre o faturamento ou R$ 500
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