Ana Paula, da Fada Formiga: negócio deu certo no primeiro mês.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Pequenas confeitarias apostam em bolos que seguem receitas caseiras, sem conservantes ou aromatizantes artificiais, para ganhar mercado. O cardápio normalmente inclui bolos de fubá, milho, laranja, limão, maçã, chocolate e cenoura. A intenção é atrair o cliente pelo apreço que eles têm à culinária caseira, que lembra os tempos de criança na casa da vó.

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Quando as irmãs Ana Paula, Elizabeth e Luciana Adamowicz colocaram o sonho de adolescente em prática e criaram a Fada Formiga – uma confeitaria artesanal – não imaginaram que o negócio faria sucesso tão rápido, capaz de sustentar a família. Já no primeiro mês de funcionamento, em setembro de 2011, a empresa provou ser autossuficiente financeiramente e de lá para cá só cresce.

GALERIA DE FOTOS: conheça a confeitaria Fada Formiga

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São 150 bolos vendidos por mês, em média, e o faturamento anual gira em torno de R$ 210 mil. Todas as irmãs largaram suas carreiras e se dedicam integralmente aos negócios da família, que inclui um ateliê para noivas. A fórmula do carro-chefe, a Fada Formiga, inclui bolos feitos sem conservantes, receita dos Adamowicz.

A instrutora de confeitaria do Senac Curitiba, Sara Helena Sabino, afirma que nos últimos anos aumentou a quantidade de bolos secos na lojas. Ela atribui isso a dois fatores: a busca pelo antigo e a opção por uma alimentação mais saudável. “Muitas mães não querem bolos com muita gordura para os seus filhos. Há também pessoas com intolerância à lactose que buscam receitas mais tradicionais.”

Outro fator que impulsiona as confeitarias tradicionais é o fato de que as pessoas preferem comer bolos mais simples no dia a dia, enquanto as opções decoradas e com recheio são mais comuns em festas, casamentos e aniversários. Para Sara Helena, o ideal é que o empreendedor aposte em bolos secos para atender o cliente da semana e em bolos recheados para ocasiões especiais.

E quem pensa que não é possível inovar mesmo servindo um bolo de banana, por exemplo, está enganado. “Bolo de banana com casca seca, aveia, linhaça, castanhas e nozes é muito saudável e saboroso”, explica Sara Helena. É importante também ter cuidado na apresentação do produto, incluindo cobertura, lascas de frutas e cortes diferenciados para chamar a atenção do consumidor.

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Confeitarias de bolos caseiros viram franquias

Confeitarias que apostam em bolos caseiros estão conseguindo expandir seus negócios através do modelo de franchising. A Casa de Bolos foi criada em 2010 na cidade de Ribeirão Preto (SP) por Sônia Maria Napoleão. Hoje, são 193 unidades espalhadas pelo país, sendo três em Curitiba.

A marca só trabalha com bolos caseiros . “O conceito é tentar resgatar aquela experiência da mesa. O cliente vem aqui, compra o bolo e leva para comer com sua família, como era antigamente”, explica Rafael Ramos, sócio da empresa.

Cada unidade vende até 200 bolos por mês e fatura entre R$ 40 mil e R$ 70 mil. O perfil dos franqueados selecionados são famílias que têm intenção de ter um negócio próprio.

A curitibana Casa da Vovó, que vende bolos caseiros desde 2013, também está projetando o seu negócio para ser uma franquia. A ideia é lançar neste ano dois modelos: revenda e loja completa – que incluirá a fabricação dos bolos.

“É um bom modelo de negócio, pois o produto é tradicional e não sai de moda. Sempre vai ter o público que quer bolo caseiro”, afirma Eduardo Silva, sócio da empresa. Outro fator positivo, na visão de Silva, é o fato de ser um produto acessível a todas as classes sociais.

Fachada da Fada Formiga, uma confeitaria artesanal de Curitiba.
Foto da Ana Paula, proprietária da Fada Formiga, uma confeitaria artesanal de Curitiba.
Espaço interno da Fada Formiga, uma confeitaria artesanal de Curitiba.
Foto da Ana Paula, proprietária da Fada Formiga, uma confeitaria artesanal de Curitiba.
Foto da Ana Paula, proprietária da Fada Formiga, uma confeitaria artesanal de Curitiba.
Foto da Ana Paula, proprietária da Fada Formiga, uma confeitaria artesanal de Curitiba.
Foto da Ana Paula, proprietária da Fada Formiga, uma confeitaria artesanal de Curitiba.
Foto da Ana Paula, proprietária da Fada Formiga, uma confeitaria artesanal de Curitiba.
Foto da Ana Paula, proprietária da Fada Formiga, uma confeitaria artesanal de Curitiba.