• Carregando...
A curitibana Espaço Gourmet é uma escola de gastronomia voltada para o público profissional e amador | /Reprodução/Facebook
A curitibana Espaço Gourmet é uma escola de gastronomia voltada para o público profissional e amador| Foto: /Reprodução/Facebook

Além das tradicionais escolas de idiomas, informática e reforço escolar, o segmento de educação e treinamento do setor de franquias apresenta diferentes tipos de negócios para atingir nichos específicos. Há escolas para a terceira idade, para trabalhadores da construção civil e para quem busca equilíbrio emocional.

Uma das grandes vantagens desse segmento é a possibilidade de fechar pacotes com empresas que querem capacitar seus funcionários e também com pessoas que estão em busca de conhecimento, afirma a diretora da regional Sul da Associação Brasileira Franchising (ABF), Fabiana Estrela.

No primeiro semestre do ano passado, o segmento de Educação e Treinamento do franchising cresceu 9% na comparação com o mesmo período de 2014. O faturamento saiu de R$ 4,124 bilhões e saltou para R$ 4,481 bilhões.

“As pessoas estão mudando de área com maior flexibilidade e necessitam investir em educação e treinamento. Também estão mais preocupadas em se manterem ativas e produtivas”, explica Estrela ao repercutir o dado de crescimento do segmento em 2015.

Para quem pensa em investir na área, a Gazeta do Povo preparou uma lista com sete franquias diferentes do setor de educação e treinamento. Os dados são do portal da ABF.

Reprodução/Site

Concretta

A Concretta é uma rede de franquias de qualificação profissional no ramo da construção civil. A marca conta com 30 unidades licenciadas e uma própria. Para ser um franqueado, o investimento total varia entre R$ 116 mil e R$ 265 mil, com tempo de retorno entre um ano e 24 meses. A taxa de royalties é de 8% e a de propaganda de 2%, ambos sobre o faturamento bruto. O faturamento mensal é estimado em R$ 70 mil. Para abrir a franquia, são necessários de cinco a 15 funcionários e uma espaço com, no mínimo, 75 m².

Fernando Nobre/Reprodução/Facebook

Espaço Gourmet

A empresa curitibana é uma escola de gastronomia voltada para o público profissional e amador. São mais de 200 tipos de cursos entre curta e longa duração. Para ser um franqueado, é necessário investir de R$ 477 mil até R$ 535 mil. O tempo de retorno do investimento varia entre 24 e 36 meses. A taxa de royalties é de 6,5% sobre o faturamento bruto e a de propaganda, 2%. São necessários de cinco a sete funcionários para uma área de 200 a 500 m².

Reprodução/Facebook

Gracom

Centro autorizado Adobe, a empresa é uma escola de efeitos visuais que atende a demandas das áreas de games, publicidade e propaganda, arquitetura, cinema, TV, jornalismo, web, moda e design. O investimento para ser um licenciado varia entre R$ 180 mil e R$ 250 mil. O tempo de retorno do investimento é de até 24 meses. Não há cobrança de taxa de royalties e de propaganda. O número de funcionários varia de dez a 18. O espaço mínimo para abrir a escola é de 250 m².

Reprodução/Site

Matura

Cursos para terceira idade é o modelo de negócio da Matura. A rede de franquias oferece cursos divididos entre quatro eixos: saúde e qualidade de vida, cultura e lazer, gestão e negócios e tecnologia e inovação. Para ser um franqueado, o investimento varia de R$ 26 mil até R$ 91 mil e o faturamento médio mensal é de R$ 45 mil. O retorno do investimento acontece em até 24 meses e são cobrados royalties mensais de um salário mínimo e meio e taxa de propaganda de um terço do salário mínimo.

Reprodução/Facebook

Menthes

Marca do grupo Augusto Cury, a Menthes é voltada para educação emocional e qualidade de vida. Os principais objetivos da empresa são o desenvolvimento da qualidade de vida, da inteligência emocional e a construção de relações saudáveis. Para investir na franquia, o valor varia entre R$ 200 mil e R$ 350 mil, com tempo de retorno de até 24 meses. O faturamento médio mensal previsto é de R$ 100 mil e são cobrados royalties de 8% e taxa de propaganda de 1%, ambas sobre o faturamento bruto.

Reprodução/Facebook

Sigbol Fashion

A empresa oferece cursos profissionalizantes sobre moda, desde criação e produção até as etapas de administração e venda. O investimento para ser um franqueado varia entre R$ 69,9 mil e R$ 99,9 mil, com tempo de retorno entre 12 e 18 meses. O faturamento médio mensal da franquia é de R$ 35 mil e são cobrados royalties de 12,5% sobre o faturamento bruto, mais taxa de propaganda de 2,5%. São necessários de quatro a sete funcionários.

Reprodução/Facebook

Supera

A Supera é uma rede de franquias de ginástica para o cérebro. Durante as aulas, os alunos desenvolvem habilidades cognitivas como atenção, concentração, memória e raciocínio lógico. O investimento total varia entre R$ 70 mil e R$ 180 mil, com tempo de retorno de 18 a 24 meses. São cobrados royalties de 12% sobre o faturamento bruto e taxa de propaganda de 3%. O faturamento médio mensal é de R$ 28,8 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]