Um dos maiores desafios de um líder de vendas é conseguir engajar sua equipe em prol dos objetivos comuns. Criar mecanismos criativos e estratégicos para trazer os vendedores para perto do próprio líder e das metas da empresa é fundamental para conseguir vencer esse desafio.

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Claudio Diogo, especialista em vendas e consumo e diretor da consultoria Tekoare, dá cinco dicas para o empresário engajar sua equipe de vendas:

1) Crie um menu de incentivos e benefícios

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É importante que o líder tenha em seu portfólio de premiação a possibilidade de oferecer pacotes alternativos de remuneração e beneficios. Assim, permitirá que cada vendedor escolha o que mais lhe agrada. Ao fazer com que cada profissional escolha e projete seu próprio sistema de atingimento de metas o líder pode oferecer recompensas capazes de atrair todos os vendedores, ao invés de apenas parte da equipe.

2) Crie um manual de planejamento para seus vendedores

Ao trazer um novo integrante para a equipe, o líder deve apresentar e caracterizar os concorrentes, suas políticas, produtos e o quanto a sua organização está próximo deles no que tange aos resultados obtidos e aos objetivos a serem alcançados. É fundamental contar com uma planilha de comparação para que o vendedor possa planejar seus resultados e estabelecer suas metas individuais.

3) Treinamento contínuo = lucro contínuo

Treinar equipes, independentemente de seu tamanho, é um dos indicativos de sucesso em vendas. Os ganhos são claros: ambiente positivo e de alto astral, vendedores mais seguros, clientes mais satisfeitos, menor rotatividade de funcionários, maior faturamento e reconhecimento e mais ganhos para todos. Treinar vendedores é isso. Buscar o sucesso em vendas por meio de ações simples com base nos temas importantes do dia a dia da equipe.

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4) Interligue experiências, expectativas e resultados

As equipes de diferentes grupos de atividades devem se reunir para compartilhar papéis e objetivos de modo que essa interação provoque insights criativos. Os integrantes da equipe vão se surpreender quando conhecerem atividades tão ou mais desafiadoras que as suas próprias.

5) Segmente as cotas de vendas por território

Indicar os pontos fortes e fracos da estrutura de vendas é uma das boas razões de as cotas de vendas existirem. Quando são estabelecidas cotas exatas para cada território a gerência de vendas pode determinar a extensão do desenvolvimento territorial pelo simples fato de a cota ter sido alcançada ou não.

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