• Carregando...

O e-commerce é um assunto cada vez mais presente nas discussões internas de pequenas, médias e grandes empresas. No entanto, mitos e verdades confundem os empresários e, por muitas vezes, interferem nas tomadas de decisões, postergando ou antecipando estratégias de operações virtuais. Abaixo o consultor em e-commerce da FBITS e-Business Partner Cícero Caiçara Junior analisa alguns mitos do setor.

Veja quais são:Mito 1 – Vou ganhar dinheiro fácil

De fato o e-commerce, quando bem estruturado e gerenciado, permite alcançar números de vendas extremamente elevados. Porém, atingir números interessantes não é uma tarefa fácil. As especificidades de uma operação virtual são muito singulares e distintas de uma operação física. É preciso estar ciente de que não se ganhará dinheiro fácil.

Mito 2– Posso trabalhar em casa e com pouca estrutura

É bem verdade que há inúmeros casos de sucesso no e-commerce de empresas que surgiram com estruturas enxutas. Todavia, tendo em vista a acirrada concorrência atual e inúmeros players já atuantes, cada vez mais se torna imprescindível uma estrutura adequada, que deve envolver tecnologia, sistemas, processos, pessoas e infraestrutura profissionalizados para sobreviver no mercado.

Mito 3 – Posso vender mais barato do que meus concorrentes que possuem lojas físicas

O menor preço é um dos fatores mais importantes quando um cliente opta por comprar um produto na loja A ou na loja B. Fatores como qualidade, formas de pagamento, segurança e credibilidade da loja também são tão importantes quanto. Porém, para termos um preço menor, precisaremos ter um volume de compras alto ou trabalhar com margens de lucratividade mais apertadas.

Mito 4 – Baixíssimo investimento

Para montar uma loja virtual, alguns investimentos são necessários e quando colocados na ponta do lápis, o total nem sempre é tão baixo quanto o desejado. Custos de plataforma (loja virtual), marketing digital, equipe interna de suporte financeiro e contábil, de logística e de atendimento, suporte de informática, entre outros, contribuirão para que a conta se torne um pouco maior do que o desejado.

Mito 5 – Meus produtos serão encontrados facilmente

"Loja no ar e mix de produtos disponíveis para as vendas. Agora ficou fácil! É 'só' vender!". Não funciona bem assim, afinal como os seus clientes, ou futuros clientes, encontrarão os seus produtos e a sua loja? Inúmeras técnicas de marketing digital, incluindo mecanismos de busca, comparadores de preço, redes sociais, entre outras, requerem conhecimentos específicos e um tanto de recursos financeiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]