O campo de busca de uma loja virtual pode ser comparado ao vendedor de uma loja física. Ou seja, deve levar o consumidor até aquilo que ele procura de modo ágil. Como um bom vendedor, o campo de pesquisa pode contribuir para o aumento de vendas, mas ainda há empresas que cometem erros básicos no comércio online, como a falta de visibilidade à possibilidade de buscar o que o consumidor busca.

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Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da FBITS e-Business Partner e especialista em soluções para e-commerce pontua cinco recursos que não podem faltar nas buscas de um e-commerce.

Veja quais são as recomendações:

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- Busca fonética para cobrir os erros de digitação;

- Sugestão de termos para facilitar a digitação de palavras com escrita mais complexa, principalmente nomes de marcas ou produtos que não originam do português;

- Lista de produtos no campo de busca para encurtar o caminho do usuário até o artigo desejado;

- Filtro para refinar o resultado de busca, facilitando para o usuário encontrar o que procura quando a busca é um termo muito abrangente como ‘livro’, por exemplo;

- Recurso humano, isto é, um analista comportamental que irá periodicamente verificar as palavras mais buscadas e fazer ajustes na busca fonética, se necessário, criar assimilações de produto como 'refrigerador' e 'freezer', sugerir um hotsite e gerenciar a busca da loja online.

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