Uma das principais reclamações dos empresários em relação ao ambiente empreendedor no Brasil é a alta carga tributária. De fato isso atrapalha muito. Porém, talvez essa visão não tenha apenas o fundamento econômico, mas também o aspecto cultural.
Ainda se vê muito por aí a prática de preços diferenciados no caso do cliente "exigir" ou não a nota fiscal. É curioso que a maioria dos empreendedores que adotam tal prática é formada por prestadores de serviço, que em geral trabalha com margens de lucro maiores. Quando se trata de estabelecimentos comerciais não é diferente. Mesmo dentro do Simples, por exemplo, muitos empresários têm "caixa dois".
Na Endeavor temos oportunidade de trabalhar junto aos maiores e mais influentes empreendedores do país, além de conhecer os detalhes das operações de dezenas de empresas de alto impacto que, em geral, ainda são pequenas e médias. Por isso, baseado nesses exemplos, acreditamos que é totalmente possível construir uma grande empresa cumprindo todas as obrigações tributárias.
A orientação para os empreendedores é simples. Os impostos devem sempre fazer parte do cálculo do preço e, consequentemente, da análise de viabilidade de um produto, serviço ou mesmo de um negócio. Pagar imposto não é questão de escolha, é inerente à atividade empresarial. Se o orçamento não fechar, simplesmente não há viabilidade.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast