Uma franquia envolve basicamente a cessão do direito de uso de uma marca a terceiros, o acesso a um know-how testado e de sucesso comprovado, num determinado território, por certo período de tempo. É possível avaliar se uma franqueadora atende a esses requisitos antes de se firmar contrato com ela.
Temos no Brasil um grande número de redes cujas marcas não estão registradas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Muitas marcas são requeridas, porém ainda não são registradas. Enquanto não sai o registro definitivo, não se é dono dessas marcas. Como o registro demora de dois a quatro anos (ou mais) para sair, muitas redes licenciam marcas em caráter precário. Você pode verificar a situação da marca no site www.inpi.gov.br, e checar a saúde financeira do franqueado junto ao Serasa basta solicitar o CNPJ da empresa franqueadora.
Temos um elevado porcentual de redes no Brasil que sequer têm uma unidade própria, onde o conceito de negócio precisaria ter sido testado antes de ser transferido a terceiros, o que inviabiliza a elaboração de um plano de negócios minimamente confiável. E temos uma legislação (Lei 8.955/94) que exige somente a informação sobre as unidades que se desligaram da rede nos últimos 12 meses. Caso uma unidade tenha se desligado há 13 meses ou mais, essa informação pode ser simplesmente omitida. Bons franqueadores vão além do mínimo exigido por lei e passam os dados de seus franqueados atuais e ex-franqueados.
Temos redes montando negócios similares a cada esquina, criando competição interna e canibalismo na própria rede, sem a menor noção sobre como estudar o potencial de um mercado ou como adotar critérios de geomarketing na seleção de ponto comercial. E temos shopping centers que acenam com contratos de duração inferior a cinco anos, expondo unidades franqueadas ao risco de interromperem suas atividades antes da obtenção do retorno do investimento.
Todos devem buscar e ter acesso às melhores práticas do setor. Talvez o melhor negócio disponível na atualidade seja uma franquia bem formatada e gerida. Por outro lado, ninguém merece investir as economias de toda uma vida numa franquia mal-estruturada.
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