Quem nunca ouviu do seu avô ou avó a expressão: "Mais vale ter amigos na praça do que dinheiro na arca"? Este provérbio português traz em seu cerne muito mais do que a lição de que ter amigos vale mais que dinheiro, mas resume a verdade de que é impossível conquistar nossos sonhos e metas sozinhos.
Uma rede que vale ouro é muito mais que o número de cartões de visita guardados no escritório, é mais do que conexões no LinkedIn, e do que amigos no Facebook. Essa rede é feita de pessoas e organizações que acreditam e confiam em você a ponto de dispor seu tempo, sua rede e recursos para te apoiar e serem parceiros na sua jornada. Para isso é necessário dedicação, competência e uma genuína vontade de investir em relacionamentos.
Esta regra se aplica, principalmente, a você empreendedor. Empreender é um exercício constante de cooperação e de construção de redes, e umas das provas de que as redes movem montanhas, é a recente explosão do crowdfunding no Brasil e no mundo. Projetos que antes ficavam no papel por falta de recursos, hoje ganham vida graças a uma ferramenta fácil e rápida que permite que a sua rede de amigos e parceiros apoie seus projetos pela internet.
No dia 3 de outubro, a sede da Aliança Empreendedora foi atingida por uma árvore durante um temporal em Curitiba, o que fez com que o telhado desabasse e perdêssemos móveis, equipamentos e materiais. Postamos fotos no Facebook e no mesmo dia recebemos mais de 400 mensagens de apoio, mais de 10 ofertas de doação de recursos, equipamentos e espaços para trabalhar. Duas semanas depois lançamos uma campanha de crowdfunding no impulso.org.br para recuperar as perdas e em 12 dias já tínhamos captado mais de R$ 11 mil.
Este exemplo mostra que cultivar relacionamentos é mais importante que somar contatos. Uma rede "quente" e bem cultivada se ativa e age rapidamente. E você, empreendedor, quando foi a última vez que dedicou tempo para cultivar sua rede?
- Esforço supera o talento (e a sorte)
- Saldo positivo para a inovação social brasileira
- Campeãs de empregos
- RIP: Deixe seu negócio descansar em paz
- Qual o perfil ideal de um franqueado?
- Tempo é dinheiro e a pressa é inimiga da perfeição
- Desenvolvendo competências empreendedoras
- Quer um propósito? Procure problemas!