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Depois de 27 anos atuando no mercado nacional, Premier IT busca a internacionalização

Fernando Baldin é um dos sócios da Premier IT | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Fernando Baldin é um dos sócios da Premier IT (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

Após ter desenvolvido um portal próprio de gestão do conhecimento para tecnologia da informação (TI) e conseguido o selo de Cool Vendors da consultoria Gartner, ao lado de companhias como a Nubank, a empresa curitibana Premier IT está pronta para a internacionalização. Os primeiros contatos com possíveis clientes estrangeiros serão feitos em outubro, durante uma feira do setor nos Estados Unidos. A expectativa é conseguir entrar no mercado internacional já em 2017.

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A Premier IT é uma empresa com sede em Curitiba que presta serviços de terceirização de tecnologia da informação (TI), como suporte, para cerca de 60 empresas de pequeno a grande porte no Brasil, com foco nos estados das regiões Sul e Sudeste. Há desde clientes da indústria automobilística até pequenos e médios bancos.

Desde 2007, a empresa está na lista das pequenas e médias que mais crescem no Brasil, segundo ranking elaborado pela Deloitte com base na receita líquida dos três últimos anos. No ano passado, o faturamento da companhia paranaense foi de R$ 35 milhões e representou um crescimento de 29% na comparação com 2013.

Tecnologia própria

A ideia de expandir a atuação para o exterior surgiu após os diretores perceberem que muitos dos serviços oferecidos são exclusivos. “Atendemos aqui uma fabricante de caminhões que não tem na Europa o suporte de pós-venda que oferecemos”, diz Jorge Biesczad Junior, diretor comercial e de marketing.

Um exemplo de serviço com tecnologia própria é o atendimento de pós-venda integrado com as redes sociais. Um consumidor final, por exemplo, pode entrar em contato com o cliente da Premier por qualquer meio de comunicação, fazer o seu pedido ou reclamação e ter a sua demanda encaminhada para o setor responsável, com feedback final.

Outro foco é ampliar o leque de soluções de TI que podem ser resolvidas sem a necessidade de um atendente. Em 2014, a empresa desenvolveu um portal de gestão do conhecimento que contém uma série de recomendações e passo a passo para que o funcionário possa resolver o problema sozinho, sem precisar recorrer ao suporte.

Continua em Curitiba

A empresa também não vai precisar fazer grandes alterações em sua estrutura para começar a atender clientes estrangeiros. Os serviços de atendimento e suporte prestados de Curitiba podem ser replicados em qualquer lugar do mundo, mantendo toda a estrutura operacional na cidade. A língua também não será uma barreira. Na equipe de cerca de 650 funcionários há pessoas que falam inglês e espanhol.

Esta é, inclusive, uma tendência no setor de TI: pequenas e médias empresas instaladas em países considerados emergentes atendendo a clientes de todas as partes do mundo. As companhias mantêm sua estrutura no país de origem e abrem apenas escritórios comerciais no exterior. “Resolvemos problemas globais”, resume Biesczad Junior.

O início

A Premier IT foi fundada em 1989 e começou como uma revenda de produtos da IBM, como computadores e servidores. O grande baque aconteceu a partir dos anos 2000, quando a Dell começou a vender seus produtos pela internet direto para o consumidor final, sem a necessidade de intermediários, prática que se espalhou pelo mercado. Para sobreviver, a companhia paranaense passou a prestar serviços de suporte e a desenvolver tecnologias próprias.

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