A Intel divulgou a lista de startups brasileiras classificadas para a etapa nacional do Desafio Intel, iniciativa projetada para estimular o desenvolvimento do ecossistema empreendedor no país, impulsionando a criação de projetos de negócios tecnológicos nas universidades. Entre as empresas selecionadas, estão empresas de Software e serviços, internet, soluções para educação e automação residencial.
As dez empresas foram escolhidas por uma bancada de juízes especialistas nos mercados de venture capital e tecnologia, que avaliaram as empresas em critérios como inovação no conceito ou produto oferecido pela empresa, competitividade e diferenciação no mercado, capacidade de execução do plano estratégico e qualificação e experiência do time.
Entre os dias 27 e 28 de maio, as empresas participarão de um workshop, na Intel, onde receberão mentoria e treinamento. Ao final o workshop, um corpo de juízes selecionará o vencedor da etapa Brasil. A empresa vencedora vai passar um mês no Vale do Silício, participando de um programa de aceleração de negócios, o YouNoodle Camp. A empresa também concorrerá a uma vaga para representar a América Latina no Intel® Global Challenge 2013 na Universidade de Berkeley, onde competirão por prêmios em dinheiro no valor de US$ 100 mil.
Conheça as dez startups finalistas do Desafio Intel:
Can Game: Can Game é um jogo para auxiliar o desenvolvimento cognitivo de crianças autistas por meio de tecnologias interativas e sensores de movimento. O uso do Can Game pode ajudar médicos, pedagogos e pais a identificar o melhor tratamento para cada criança, além de ajudar a reduzir a agitação, agressividade e irritabilidade de crianças autistas.
Carona: Um aplicativo móvel que encoraja as pessoas a oferecer e aceitar caronas. O aplicativo incorpora ferramentas de interação rápidas e fáceis de usar, e oferece recompensas aos usuários.
Domotic Center: A Domotic Center desenvolve produtos wireless para a automação residencial, buscando aumentar o conforto, a segurança e a sustentabilidade. Por meio de tablets, smartphones ou computadores, os usuários podem controlar diversos aparelhos dentro de suas residências.Eadbox: Eadbox é uma plataforma de e-commerce no modelo software como serviço (SaaS) para cursos online. Com o Eadbox, as escolas podem usar diversas ferramentas para montar produtos educacionais, com opções totalmente customizadas.
Gloriosos: Desenvolvedora de um sistema para analisar fluidos e gases medindo o índice de refração usando um método altamente preciso patenteado pela UNICAMP. O sistema pode ser utilizado para controlar a qualidade de combustíveis em motores de combustão.
Great on Me: Uma solução do tipo software como serviço (SaaS) para o e-commerce de vestuário. Os usuários podem informar suas medidas para receber a indicação do tamanho mais adequado para cada pessoa, melhorando assim a experiência de compras de roupas online.
Já entendi: Dirigido a estudantes focados no ENEM, o portal Já Entendi oferece lições em vídeo, com conteúdo altamente visual, nos mais diferentes temas, de uma forma prática e que facilita o aprendizado.
Lab Synapse: Um software online gratuito que ajuda os cientistas a gerenciar laboratórios, encontrar parceiros, oferecer serviços e comparar produtos e serviços com outros colegas do meio acadêmico.
MyWeenkel: Rede social para quem quer vender, comprar e trocar produtos pela Internet. A rede ajuda os usuários a aproveitar sua própria rede de amigos para trocar produtos e fechar negócios. Produtos e serviços podem ser vendidos, comprados, trocados, doados, contratados ou prestados pelos usuários.
Tawboard: Tawboard é a segunda geração de uma lousa digital. Funciona como um quadro negro comum, usando uma caneta digital e um projetor para fazer a ponte entre o mundo real e o conteúdo digital.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast