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Dez franquias da área de alimentação que custam até R$ 150 mil

 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
(Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

Em tempos de crise, abrir uma franquia pode ser uma boa opção para quem quer apostar em um ramo que oferece modelo de negócio consolidado e baixa taxa de mortalidade. No primeiro semestre de 2015, o setor cresceu 11,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre os segmentos, a área de alimentação expandiu sua receita em 12%, saltando de R$ 11,417 bilhões para R$ 12,760 bilhões.

Para quem quer empreender na área de alimentação sem gastar muito, a Gazeta do Povo preparou uma lista com dez franquias que têm investimento total de até R$ 150 mil. Confira:

1. Belga Mix

A marca fundada há três anos vende batata frita servida em cone, preparada com as características do produto belga. Já são 16 unidades franqueadas em todo o país e uma unidade própria em São Paulo. Para ser um licenciado, é necessário investir R$ 71.100, sendo R$ 53.100 para instalação e R$ 18 mil de taxa de franquia. O faturamento médio mensal do negócio é de R$ 45 mil e o tempo de retorno do investimento varia entre 12 a 18 meses. O contrato é de no mínimo cinco anos e não há taxa de renovação.

2. Cacau Show

Fundada em 1988, a Cacau Show tornou-se uma das principais redes de chocolates do mundo ao vender, principalmente, trufas. São 21 unidades próprias e 1.810 franqueadas em todo o país. Quem quer ter uma licença da marca precisa investir de R$ 100 mil a R$ 130 mil, incluindo capital para instalação e taxa de franquia. O tempo de retorno do investimento é de 18 a 24 meses e o faturamento médio mensal é de R$ 70 mil. A taxa de propaganda é variável e os royalties são de 50%, cobrados na compra das mercadorias e não sobre o faturamento. O empreendimento precisará de dois a cinco funcionários para uma área de 15 a 28 metros quadrados.

3. Clube Caramelo

O clube, fundado em 2013, é uma franquia de lojas de doces, balas e guloseimas. O investimento para ser um franqueado varia entre R$ 85 e R$ 120 mil, incluindo capital para instalação, taxa de franquia e capital de giro. O tempo de retorno é de 18 a 24 meses e o faturamento médio mensal é R$ 40 mil. O empresário precisa desembolsar 1% do faturamento bruto para propaganda e 5% para royalties. São necessários dois ou três funcionários e um espaço de seis a 50 metros quadrados.

4. Fábrica di Chocolate

A Fábrica di Chocolate vende variadas frutas cobertas por chocolate ao leite ou branco. Além disso, conta com um mix de produtos que inclui bombons, shakes, mousses e sorvetes. O negócio começou em 2005 e conta com três lojas franqueadas no Brasil, seis no exterior e 40 quiosques. O investimento total fica entre R$ 71.900 e R$ 114.400 e o tempo de retorno é de 12 a 24 meses. O faturamento médio mensal é R$ 25 mil. A taxa de propaganda varia de R$ 200 a 350, dependendo da modalidade, e os royalties vão de R$ 600 a R$ 2.200, de acordo com o fluxo de visitantes.

5. Flavored Popcorn

A empresa começou suas atividades em 1994 e tem 31 quiosques franqueados por todo o país que vendem pipocas dos mais variados sabores. Os quiosques podem ser instalados em shoppings, cinemas, parques infantis, supermercados, aeroportos e terminais rodoviários, além de atender festas de aniversários e eventos profissionais. O investimento total varia entre R$ 76 mil e R$ 93.500 com tempo de retorno de 12 meses. Não há cobrança da taxa de propaganda e os royalties são de 15% sobre as compras.

6. Jet Chicken

Fundada em 1988 na cidade de Londrina, a empresa iniciou sua expansão seis anos depois ao aderir ao sistema de franchising. São 23 unidades espalhadas pelo país que vendem frango frito, batata frita e polenta. O investimento total varia de R$ 50 mil a R$ 120 mil, dependendo do porte do empreendimento. A estimativa de lucro para um franqueado de grande porte, por exemplo, é de R$ 12 mil a R$ 25 mil mensais. Não há cobrança de royalties e nem taxa de publicidade.

7. Lug’s

A empresa, fundada em 2009, produz batatas premium importadas da Bélgica servidas em um cone e acompanhadas de molhos de diversos sabores. O empresário deve ter uma área de 40 a 200 metros quadrados e contratar de cinco a oitos funcionários. O investimento total para ser um franqueado da marca varia entre R$ 68 mil e R$ 108 mil e o faturamento médio mensal é de R$ 80 mil. O tempo de retorno do investimento é de 18 a 24 meses e as taxas de propaganda e royalties são variáveis, calculadas de acordo com o salário mínimo vigente.

8. Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian atua no segmento de grãos glaceados com pontos de vendas espalhados por shoppings centers, aeroportos, estádios, feiras, centros de convenções e parques temáticos. São dez quiosques próprios e 98 franqueados. O investimento total do negócio varia entre R$ 97 mil e R$ 108 mil, incluindo os valores para instalação, taxa de franquia e capital de giro. O tempo de retorno é de 6 a 18 meses e o faturamento médio mensal é de R$ 32 mil. A taxa de propaganda é de 3% do faturamento bruto e para royalties, 8%.

9. Parmeggio Café

A empresa é uma rede de restaurantes que atua no mercado de franchising. São dois quiosques franqueados que vendem cafés, doces, salgados e sorvetes. Para ser um licenciado, é preciso investir de R$ 106.500 a R$ 116.500, incluindo capital para instalação, taxa de franquia e capital de giro. O retorno do investimento acontece entre 18 e 30 meses. Há taxa de 1% de propaganda sobre o faturamento bruto e de 4% a 6% para royalties.

10. The Best Chef

A The Best Chef é a primeira microfranquia de bufê de eventos voltada para a gastronomia brasileira e italiana. A empresa foi fundada em 2002 e desde 2014 entrou para o sistema de franchising. Para obter a licença, o investimento total varia entre R$ 55 mil e R$ 65 mil, sendo R$ 35 mil de capital para instalação, taxa de franquia entre R$ 15 mil e R$ 25 mil e capital de giro R$ 5 mil. O tempo de retorno do investimento é de seis a oito meses e será necessário ter de um a três funcionários para manter o empreendimento funcionando. O empresário terá que pagar, mensalmente, a partir do quarto mês de contrato, R$ 394 de propaganda e R$ 788 de royalties.

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