Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
NEGÓCIOS

Dupla de Curitiba aposta em moda versátil e exclusiva

Marina Curi e Morgana Elis cuidam dos detalhes da produção da Déterminée | Paulo Cibin/Divulgação
Marina Curi e Morgana Elis cuidam dos detalhes da produção da Déterminée (Foto: Paulo Cibin/Divulgação)

Marina Curi e Morgana Elis fizeram parte da primeira turma de design de moda da PUC-PR, em Curitiba. Foi durante a produção de seus respectivos trabalhos de conclusão de curso que a dupla identificou um nicho a ser explorado na indústria de confecção no país.

“Marcas estrangeiras já estavam procurando colocar aqui uma moda mais sustentável, com acabamento detalhado e com produção atenta a materiais e mão de obra”, diz a empreendedora Marina Curi. Essa foi a aposta na criação da Déterminée.

Durante um ano e meio, as sócias fizeram pesquisa de fornecedores e matéria-prima, elaboraram a primeira coleção e estudaram o sistema de produção. A terceirização foi descartada para garantir a qualidade do produto final. Hoje, seis pessoas trabalham na fábrica e outras duas devem ser contratadas ainda em janeiro para dar conta das 200 peças entregues por mês.

A marca está na segunda coleção e investe em uma linha casual e versátil para mulheres com diferentes compromissos durante o dia. “São modelos que podem ir do trabalho a um evento no fim do dia apenas com a troca de alguns acessórios”, conta Marina.

A exclusividade das peças é outra característica da Déterminée. São feitas apenas cinco unidades de cada modelo, o que limita a produção em escala, mas coloca a empresa no desenvolvimento de um nicho bem delineado.

São modelos que podem ir do trabalho a um evento no fim do dia apenas com a troca de alguns acessórios.

Marina Curi, sócia da empresa Déterminée.

A primeira loja foi aberta em junho deste ano no shopping Pátio Batel e foi a parte do empreendimento que mais consumiu recursos na formação da empresa. Até agora foram investidos R$ 1 milhão na abertura do negócio.

Apoiadas na experiência das famílias empreendedoras, que também contribuem para a rotina do negócio, desenhando estratégias de crescimento e expansão, as jovens de 22 anos se preparam para os próximos passos. Em 2016, a Déterminée quer lançar o e-commerce e ampliar os canais de venda, abastecendo lojas multimarcas.

A etapa seguinte é abrir unidades próprias. Além de alinhar a produção para atender a essa nova clientela, Marina e Morgana também estão atentas à distribuição da produção nas vendas on-line. A ideia é só vender para clientela fora de Curitiba, garantindo a exclusividade das peças para as consumidoras locais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.