Lucilena e o marido, Mauro, franqueados do Salão Marly| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Dicas

A Rizzo Franchise, consultoria especializada no segmento, apresenta um pequeno guia para aproveitar uma feira de franquias.

Prepare-se

Decida que tipos de negócios mais lhe atraem: observe com qual segmento você mais se identifica.

- O evento é de negócios. Deixe o traje esportivo e as crianças em casa. Cartões de visita são recomendados.

Plano de ação

Vá ainda nos primeiros dias: é no início o momento em que as pessoas estão mais animadas para um melhor atendimento.

Avalie com calma a localização dos estandes: analise o folder com o mapa logo na entrada.

Percorra a feira com método: vá direto aos estandes que interessam e não perca mais de 15 minutos em cada um.

Perguntas

Para eliminar franquias que não servem para você logo de cara faça três perguntas cruciais: que tipo de financiamento é oferecido para adquirir a franquia; qual o tipo de experiência exigida para o negócio e se a marca pretende colocar uma franquia em Curitiba e região.

Para conhecer mais sobre a franquia que interessou procure saber em que consiste o conceito e o sistema de operação do negócio;

se a marca tem um plano de crescimento para a região; se há algum programa de treinamento; se há unidades próprias em operação e como funciona o suporte ao franqueado.

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Como investir em uma franquia

O candidato a franqueador deve conhecer o setor, conversar com quem já está no ramo e se informar sobre a legislação que rege o segmento.

Veja oito passos para investir em uma franquia

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A 16.ª Franchising Fair trouxe a Curitiba 80 marcas com interesse em expandir sua atuação na região da capital paranaense. A feira é uma ocasião para o interessado em abrir uma franquia conhecer mais sobre a franqueadora, não para fechar negócios – mesmo porque a Lei de Franquias determina um prazo mínimo de 10 dias para avaliação antes de assinar o contrato. O importante é estar preparado para tirar todas as dúvidas possíveis nos estandes das empresas.

Além dos estandes das empresas, o candidato a franqueado pode participar de palestras para tirar dúvidas sobre o segmento. "O interessado pode ver se o setor que ele acredita ser o melhor para investir está de acordo com seu perfil. Havendo interesse, as negociações continuam depois, quando o franqueador mostra a saúde financeira da rede e acontece a entrevista", explica Ademar Pahl, diretor e organizador da Franchising Fair.

A empresária Lucilena da Silva Oliveira seguiu o roteiro. Ela visitou o estande do Salão Marly na edição passada e acabou decidindo por investir, junto com o marido, Mauro Egydio de Oliveira Junior, em uma unidade no bairro Jardim das Américas. "Sempre tive interesse na marca e quis ter meu salão. No estande, conversei com assessores do salão e fiz um cadastro para marcar uma entrevista com a própria franqueadora", conta. O salão da Lucilena está aberto desde junho, após um investimento de R$ 400 mil.

Marcus Rizzo, diretor da Rizzo Franchise, ressalta que a feira é o momento ideal para saber mais sobre a empresa, mas que há mais lição de casa a ser feita logo depois. Ele recomenda que o candidato a franqueado confronte as informações que obtiver no evento com as que conseguir conversando com, ao menos, quatro franqueados, dois com menos de dois anos de operação e dois com mais de dois anos de funcionamento. "São eles que têm a visão prática do dia a dia e vão dizer como é o suporte dado pelo franqueador", ressalta.