Curitiba recebeu nesta sexta-feira a 12.ª unidade no país do Centro de Inovação da Microsoft, que é inaugurado no campus da Cidade Industrial de Curitiba do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Um dos setores que devem ser beneficiados pelo acordo é de startups, as empresas de tecnologia em estágio inicial, que vão receber apoio para desenvolver seus projetos.
O acordo prevê que a Microsoft vai deixar à disposição programas e softwares que poderão ser implantadas pelo governo nas áreas de educação, qualificação, inovação e empreendedorismo. O Tecpar, por sua vez, vai ceder espaço físico e pesquisadores da entidade e das sete universidades estaduais. Júlio Felix, diretor-presidente do Tecpar, salienta que a presença das universidades paranaenses é um dos diferenciais do centro no estado.
"As sete universidades estaduais, estarão diretamente envolvidas no processo, principalmente com seus departamentos de Tecnologia da Informação. Em outros lugares, as parcerias são firmadas entre as entidades", explica.
Paulo Iudicibus, diretor de Inovação da Microsoft Brasil, explica que um dos objetivos da instalação do centro de inovação em Curitiba é aumentar o apoio a startups paranaenses, para que a empresa possa investir em boas ideias no estado com licenças de uso de software da Microsoft, o incentivo chega a US$ 20 mil.
Iudicibus cita alguns exemplos de projetos desenvolvidos em outros centros da Microsoft pelo país. Em Pernambuco foi criado um aplicativo para smartphone que facilita a comunicação com surdos e mudos, enquanto que em Joinville moradores podem receber mensagens de texto pelo celular para avisar sobre possíveis enchentes na cidade, com tecnologia formulada no centro de lá. "O Paraná tem realizado projetos muito interessantes no campo da inovação e queremos apoiar boas ideias no estado", conta.Serviço: O Centro de Inovação da Microsoft fica no campus da CIC do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), na Rua Algacyr Munhoz Maeder, 3775.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast