Para entrar no mercado norte-americano, a dupla Alejandro Winocur e Alessandro Oliveira, sócios da Way Beer, precisava desenvolver um produto diferente do que o consumidor dos Estados Unidos está acostumado. Essa condição já eliminava a linha de American Pale Ale, um dos principais sabores da marca no Brasil. O catálogo da primeira exportação da empresa, então, teria que ser formado de bebidas com características bem brasileiras, desenvolvidas com frutas típicas ou com madeiras nacionais. A opção pelas frutas venceu: a Way Beer desembarca nos Estados Unidos com a linha sour ale de acerola e de graviola e ainda um exemplar ainda inédito por aqui, que leva caju na composição.
O primeiro carregamento está sendo engarrafado na fábrica em Pinhais. Serão seis mil litros de cerveja que começam a ser distribuídos pela Flórida, mas devem chegar a pontos de venda nos estados de Nova York, Califórnia e Colorado.
Para vender a Way Beer lá fora, a empresa estabeleceu uma parceria com um importador com mais de 20 anos de experiência, acostumado a introduzir cervejas de outros países. “São bebidas com paladar azedo, que terão boa entrada no mercado americano”, aposta Winocur.
O primeiro contato do consumidor com a Way Beer será durante um festival de bebida artesanal que ocorre na Flórida, dias 16 e 17 de outubro. Em janeiro de 2016, outro evento do mesmo modelo em São Francisco vai ajudar a delinear a estratégia de distribuição do produto.
Entre as mais de 20 cervejas em desenvolvimento da empresa, pelo menos mais um sabor deve ser destinado às vendas nos Estados Unidos.
Exportação
Os planos de exportação começaram a ser desenhados há pouco mais de um ano e o momento favorável, com o dólar mais alto, ajudou a despachar o primeiro contêiner.
Além de ampliar o portfólio do cliente americano, os sócios querem aumentar o volume de cerveja exportada para até cinco containers em 2016 e dividir a produção da indústria com o mercado interno. Por enquanto, porém, os EUA são o único destino da Way Beer na expansão internacional.