Encontro ocorreu na Universidade Positivo, em Curitiba.| Foto: Anna Paula Franco/Gazeta do Povo

Somadas as trajetórias de cada um, juntos, Oriovisto Guimarães, Miguel Krigsner e Joel Malucelli têm mais de 120 anos de experiência em negócios e empreendedorismo. Fundadores dos grupos Positivo, Boticário e J.Malucelli, os três executivos participaram do primeiro Encontro Empresarial Visionários do Paraná, realizado nesta segunda-feira, 7, na Universidade Positivo (UP). O debate abordou as respectivas carreiras dos empresários, que compartilharam seus diferentes estilos de administração e os atuais desafios da gestão empresarial diante do cenário econômico e a crise política.

CARREGANDO :)

Guimarães, Krigsner e Malucelli relembraram o início de suas atividades empreendedoras e como superaram obstáculos para atingir seus objetivos. “Eu não tinha a menor ideia que chegaria onde estamos hoje”, contou Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário, a maior rede de franquias do mundo, com mais de 3,9 mil lojas e presença em oito países, com 37 anos de funcionamento. “Mas construir um sonho diz respeito a construir a si mesmo, a transformar-se”, completou Oriovisto Guimarães, fundador do grupo Positivo, iniciado como cursinho pré-vestibular há 43 anos, em Curitiba, hoje com braços na educação superior, editoração e informática.

Publicidade

Se a persistência foi fundamental no início da carreira empresarial, ela é indispensável na continuidade dos negócios. Para Malucelli, os desafios são permanentes, desde a expertise em cada ramo de atuação, até a questão ética que deve permear o dia a dia da empresa. “Sou empreiteiro e banqueiro, provavelmente as profissões mais odiadas do mundo. Claro que há propostas para negócios duvidosos, mas é a conduta correta que nos garante credibilidade”, diz.

O evento faz parte do calendário da Escola de Comunicação e Negócios da UP. O debate, acompanhado por empresários, clientes e estudantes da administração e gestão empresarial, foi mediado pelo diretor de marketing do Grupo Positivo, Rogério Mainardes, e pelo CEO da J. Malucelli Investimentos, Leonardo Boguszewski.

Fundo para escola

Durante o Encontro Empresarial Visionários do Paraná, a J. Malucelli Investimentos lançou um fundo especial para apoiar o Centro de Educação João Paulo II, escola fundada pelo professor Belmiro Valverde, falecido em 2014, e que atende crianças carentes na periferia de Curitiba. O fundo de renda fixa J. Malucelli Educa vai reverter 100% do valor líquido da taxa de administração para a instituição. O novo produto tem liquidez diária, com taxa de administração de 1% ao ano, e aplicação mínima a partir de R$ 10 mil.