Somadas as trajetórias de cada um, juntos, Oriovisto Guimarães, Miguel Krigsner e Joel Malucelli têm mais de 120 anos de experiência em negócios e empreendedorismo. Fundadores dos grupos Positivo, Boticário e J.Malucelli, os três executivos participaram do primeiro Encontro Empresarial Visionários do Paraná, realizado nesta segunda-feira, 7, na Universidade Positivo (UP). O debate abordou as respectivas carreiras dos empresários, que compartilharam seus diferentes estilos de administração e os atuais desafios da gestão empresarial diante do cenário econômico e a crise política.
Guimarães, Krigsner e Malucelli relembraram o início de suas atividades empreendedoras e como superaram obstáculos para atingir seus objetivos. “Eu não tinha a menor ideia que chegaria onde estamos hoje”, contou Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário, a maior rede de franquias do mundo, com mais de 3,9 mil lojas e presença em oito países, com 37 anos de funcionamento. “Mas construir um sonho diz respeito a construir a si mesmo, a transformar-se”, completou Oriovisto Guimarães, fundador do grupo Positivo, iniciado como cursinho pré-vestibular há 43 anos, em Curitiba, hoje com braços na educação superior, editoração e informática.
Se a persistência foi fundamental no início da carreira empresarial, ela é indispensável na continuidade dos negócios. Para Malucelli, os desafios são permanentes, desde a expertise em cada ramo de atuação, até a questão ética que deve permear o dia a dia da empresa. “Sou empreiteiro e banqueiro, provavelmente as profissões mais odiadas do mundo. Claro que há propostas para negócios duvidosos, mas é a conduta correta que nos garante credibilidade”, diz.
O evento faz parte do calendário da Escola de Comunicação e Negócios da UP. O debate, acompanhado por empresários, clientes e estudantes da administração e gestão empresarial, foi mediado pelo diretor de marketing do Grupo Positivo, Rogério Mainardes, e pelo CEO da J. Malucelli Investimentos, Leonardo Boguszewski.
Fundo para escola
Durante o Encontro Empresarial Visionários do Paraná, a J. Malucelli Investimentos lançou um fundo especial para apoiar o Centro de Educação João Paulo II, escola fundada pelo professor Belmiro Valverde, falecido em 2014, e que atende crianças carentes na periferia de Curitiba. O fundo de renda fixa J. Malucelli Educa vai reverter 100% do valor líquido da taxa de administração para a instituição. O novo produto tem liquidez diária, com taxa de administração de 1% ao ano, e aplicação mínima a partir de R$ 10 mil.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast