Tirar uma startup do desenvolvimento e colocá-la no ar para fazer testes e remodelações é uma das maneiras de conhecer melhor o que os usuários esperam do serviço. Foi assim com a Ponto de Largada, startup de Curitiba que oferece programas de corrida e caminhada para os usuários.
A empresa, em funcionamento desde setembro de 2012, conta já com 3,7 mil usuários. O empresário Ricardo Ost ressalta que a ideia surgiu por hobby por correr, sabia que muitas pessoas se lesionavam por não treinar de maneira correta. "Identificamos esse problema e nos propomos a oferecer um treinamento personalizado. É uma metodologia nova, que permite de forma online e automática determinar treinos", explica.
Quem desenvolveu a metodologia dos treinos foi o professor de Educação Física e especialista em corrida de rua Cláudio Oltmann. O site indica treinos de caminhada e corrida de rua de acordo com o perfil do usuário e seu objetivo, escolhido entre quatro opções: competir, abandonar o sedentarismo, emagrecer ou melhorar o condicionamento físico.
Depois de preencher um cadastro, o sistema faz uma ponderação das repostas para adequar o melhor treino. As mensalidades variam de R$ 20 a R$ 30, mas outros planos podem ser criados, como sugestão dos usuários.
"Pelo feedback dos usuários, vimos que muitos gostariam que a mensalidade começasse a partir de R$ 10, então estamos estudando novos planos para atender esse público, com assinatura, por exemplo. O legal da startup é que é possível colocar no mercado e fazer os testes, ajustando e inovando para fazer um produto melhor", salienta.
Entre os objetivos futuros, previstos na expansão da Ponto de Largada, está a disponibilização de outros treinos, para serem feitos ao ar livre; tira-dúvidas virtual com um especialista e o desenvolvimento de uma ferramenta que calcule, via GPS, o caminho percorrido pelo novo atleta.
Conheça a Ponto de Largada: www.pontodelargada.com.br