Iniciativas empreendedoras que enfatizam a educação como uma mola propulsora do desenvolvimento econômico e social foram os grandes destaques da 9.ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. A premiação nacional reconheceu projetos de empresas e cidadãos que buscam solucionar demandas urbanas e sociais de temas variados, como meio ambiente, mobilidade e inclusão social.
Os vencedores foram anunciados nesta quarta-feira (17), em Curitiba, durante evento que teve a participação do ex-ministro e fundador da Embraer Ozires Silva, que ajudou a criar a iniciativa. O prêmio é uma realização do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae-FGV) e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).
A 9ª edição bateu recorde de inscritos: 128 projetos de nove estados. “Aquilo que começou localmente [(em Curitiba] se tornou uma iniciativa nacional”, afirma o presidente do Isae-FGV, Norman de Paula Arruda Filho. Ele destaca também a qualidade dos trabalhos inscritos, principalmente por terem uma ênfase muito grande na área educacional. “A educação é a propulsora de mudanças na sociedade”, diz.
Ao todo, foram premiados 20 projetos do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O prêmio é dividido em quatro categorias (Empreendedorismo Social, Ambiental, Educação e Econômico) e contempla inscrições de empresas, estudantes e demais cidadãos. Na categoria Educação, houve um empate.
Exemplos
A promoção do empreendedorismo sustentável através da educação é o ponto em comum dos projetos reconhecidos no Prêmio Ozires Silva. A Fundação Educere, de Campo Mourão, foi premiada na categoria Empreendedorismo Econômico, na modalidade empresa de médio porte.
Com o projeto de incubadora de empresas, a instituição já graduou sete negócios na área da saúde. Em 2015, o faturamento dessas empresas atingiu R$ 45 milhões. Atualmente, nove empresas estão incubadas na fundação que oferece espaço físico, acesso a laboratórios e consultorias para ajudar no desenvolvimento dos projetos.
“Campo Mourão é uma cidade de 90 mil habitantes que tem a economia voltada para a agricultura. Antes do projeto, não existia um arranjo produtivo local para a área da saúde”, explica o diretor da instituição, Eduardo Akira.
Na categoria Empreendedorismo Social, modalidade empresa de pequeno porte, o projeto Voluntariado Líder Especial foi o vencedor. A iniciativa é promovida pela Asid – organização sem fins lucrativos de Curitiba que presta consultorias de gestão para instituições que atendem pessoas com deficiência.
O projeto consiste em conectar gestores com diretores de escolas filantrópicas de educação especial para a promoção da liderança. Em 2015, foram 20 voluntários de uma empresa de gestão e tecnologia de Curitiba que atuaram em cinco instituições de ensino. Ao longo de oito meses, eles puderem diagnosticar as principais demandas das diretorias das escolas e propor soluções na área de gestão.
Cidadão
Cidadãos que tenham interesse em melhorar a sociedade também foram reconhecidos durante o prêmio. É o caso do Roberto Carlos Cassaniga, gestor administrativo que mobilizou o município de Palmas, no Paraná, a incluir a disciplina empreendedorismo no currículo escolar.
Durante este ano, em parceria com o Sebrae, alunos da 5ª série do ensino fundamental terão aulas de empreendedorismo. A ideia veio de uma preocupação com o futuro: “Que profissionais teremos em 2030?”, questionou Cassaniga, que mobilizou as autoridades locais.
Vencedores
Confira quem são os ganhadores da 9.ª edição do Prêmio Ozires Silva:
Empreendedorismo Social
Estudante
Os benefícios da utilização de um aparelho de suporte parcial de peso em pacientes com Hemiplegia resultante de acidente vascular encefálico, criado por Cecilia Costa Carosa.
Pessoa Física
Projeto Dialogando, de José Antonio Campos Jardim.
Micro e pequeno porte
Voluntariado Líder Especial: a união do benefício social com o desenvolvimento da liderança, da Asid Brasil.
Médio porte
Carinho de Mãe, da Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece).
Médio-grande e grande porte
Programa de qualificação profissional em Liceus de Ofício, do Senai-PR.
Empreendedorismo Econômico
Estudante
Triare, da Natalia Yurie Konishi.
Micro e pequeno porte
Projeto de economia solidária e protagonismo feminino, da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana.
Médio
Incubadora de empresas da Fundação Educere.
Médio-grande e grande porte
Laboratório aberto SENAI - Metalmecânico, do Senai-PR
Empreendedorismo Ambiental
Estudante
Potencial da incorporação de resíduos de borracha de pneus em matriz de gesso para utilização na construção civil, criado por Nayra Alberici Pinto.
Pessoa Física
Get a ride!, um aplicativo de caronas corporativas, idealizado por Luana Vianna Monteiro.
Micro e pequeno porte
Unidade industrial da produção de briquetes ecológicos, na Speltz Consultoria Florestal.
Médio porte
Produção de pasta de alto rendimento utilizando como matéria-prima resíduos de couro. Projeto desenvolvido pelas empresas Ademir José de Quadros e Senai de Telêmaco Borba.
Médio-grande e grande porte
Reaproveitamento de resíduos e a economia circular, da Deca.
Empreendedorismo na Educação
Estudante
Primeiros socorros dentro do ambiente escolar, de Diego Alessandro Klemtz.
Pessoa Física
Contribuir para o despertar do espírito empreendedor nos jovens do Município de Palmas, no Paraná. Criado por Roberto Carlos Cassaniga.
Micro e pequeno porte
Protetor Térmico, de Luci Spitzner Fogaça.
Programa Bom Aluno Capixaba, do Instituto Ponte.
Médio porte
Oficinas Empreendedoras do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac).
Médio-grande e grande porte
Projeto Facilitadores: multiplicando conhecimento, gerando resultados, do Porto de Itapoá.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast