A rede curitibana especializada em cachorro-quente gourmet Senhor Garibaldi vai expandir sua atuação para o mercado catarinense. A estreia faz parte do projeto de ampliação da empresa que prevê até o fim de 2016 a inauguração de 22 lojas no Paraná e no estado vizinho.
A decisão de começar o crescimento por cidades catarinenses foi motivada pela facilidade logística e pela aceitação do público. A rede levou através de um food truck próprio o produto para feiras locais. Com o resultado positivo, procurou administradoras de shoppings para intermediar o contato com investidores interessados em serem franqueados da marca.
A primeira unidade fora de Curitiba será inaugurada em fevereiro de 2016 em Criciúma. Também está em negociação a abertura de lojas em Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville e Blumenau. Depois de conquistar o território catarinense, o Senhor Garibaldi quer ir para o interior do Paraná.
Modelo de negócio
Para crescer e ir além de sua terra natal, a empresa foi pensada desde o início, em 2013, no sistema de franchising. A loja matriz foi construída no Alto da XV, em Curitiba e, desde então, outras unidades foram abertas por licenciados.
“A franquia é um braço para crescimento, sem aderir ao modelo não seria possível ter o tamanho que temos hoje”, diz o fundador e proprietário, Horácio Coutinho Júnior. Ele afirma que o diferencial do franchising está no fato de os licenciados serem donos das suas unidades, ao contrário do que acontece com gerentes de lojas, por exemplo.
Com o aumento do número de franquias, foi necessário criar unidades de gestão para apoiar os negócios. Foi criado o setor de produção, administração da franquia, delivery, food truck e vendas para dar suporte as três lojas em funcionamento e as outras duas em construção (Criciúma e Shopping Estação). O modelo garante que a qualidade do serviço seja replicada em todos os braços da marca.
Outra aposta da rede é abrir lanchonetes em praças de alimentação. A primeira será inaugurada por um franqueado no Shopping Estação, em Curitiba, no dia 15 de dezembro. As unidades previstas para Santa Catarina também devem ser em shopping centers. O objetivo é aumentar o fluxo de consumidores.
O Senhor Garibaldi espera faturar R$ 4 milhões em 2015, valor maior que o registrado no ano anterior. “2014 foi um ano de implantação e agora estamos em expansão”, afirma Coutinho.