Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
feirão do emprego

Emprego formal na construção civil dobrou nos últimos seis anos

O número de trabalhadores da construção civil com carteira assinada dobrou nos últimos seis anos, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). No período, foram gerados cerca de 1,7 milhões de empregos formais. Até 2006, o setor havia registrado apenas 1,6 milhões de pessoas trabalhando formalmente com a construção civil.

O vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins, explica que a grande necessidade por mão-de-obra foi um dos fatores responsáveis pelo fenômeno. "Antigamente, a construção civil era um segmento com baixíssimos índices de formalidade, mas houve uma mudança de conceitos que levou o setor a atingir estes números em tão pouco tempo", explica.

Ele afirma que atualmente, com uma grande necessidade de mão-de-obra, é fundamental que os trabalhadores tenham condições seguras de trabalho e estejam amparados pelas leis trabalhistas. "É uma forma de inserir uma parcela da sociedade no mercado do trabalho e, finalmente, eles estão fazendo isso com carteira assinada", completa Martins.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.