O nível de emprego industrial no Paraná cresceu 0,5% em abril de 2013 com relação ao mesmo mês do ano passado. Se comparado ao mês de março neste ano, no entanto, o número de pessoal ocupado nas indústrias do estado permaneceu estável. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (12). No cenário nacional, o total de pessoal ocupado na indústria recuou 0,5%, 19º resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto, mas o menos intenso desde janeiro do ano passado, quando houve queda de 0,4%.

CARREGANDO :)

Os dados referentes ao primeiro quadrimestre de 2013 mostram que, no Paraná, o nível de emprego nas indústrias variou 1,4%, o aumento mais importante registrado dentre os estados incluídos no estudo. No país, a variação foi de 0,9%.

O número médio de horas pagas no estado para o setor industrial apresentou uma ligeira queda de aproximadamente 1,4% entre os últimos meses de março e abril. No que se refere ao incremento do valor da folha de pagamento real (descontada a inflação), em abril de 2013 frente ao mês de março, a indústria do estado apresentou uma variação negativa de 0,78%. No entanto, no que se refere ao incremento do valor da folha de pagamento real em abril de 2013 quando comparado ao mesmo mês de 2012, a indústria do estado expandiu 4,6%, ante o aumento de 2,6% para a média nacional.

Publicidade

No acumulado de doze meses, a indústria paranaense manteve a liderança entre os estados pesquisados, com expansão de 1,4% do contingente ocupado, em trajetória contrária à indústria nacional, que declinou -1,3%. O volume de salários reais nesse período cresceu 6,6%.

Conforme a pesquisa, as atividades que apresentaram melhor desempenho na geração de empregos foram máquinas e aparelhos elétricos, fumo, têxtil e produtos químicos.