Representantes da fabricante norte-americana de caminhões Paccar estiveram em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, na manhã desta segunda-feira (09) para o lançamento da pedra fundamental do que será a primeira linha de montagem da empresa na América do Sul. A unidade deverá ficar pronta até o segundo semestre de 2013 e vai demandar um investimento de aproximadamente R$ 342 milhões.
Empresa vai produzir, a partir de 2013, três modelos da marca holandesa DAF (subsidiária da Paccar): o LF (pequeno porte, voltado para a intensa distribuição na área urbana), o CF (médio porte) e o XF (grande porte, adaptado para longas viagens).
O presidente da DAF Brasil, que esteve presente ao evento, Marco Antonio Davila, afirma que, no primeiro ano de funcionamento, a fábrica deverá produzir entre 800 e 1000 unidades. "Vamos começar com uma produção pequena, mas essa fábrica terá capacidade para produzir até 20 mil caminhões por ano, além de gerar cerca de 500 empregos diretos", antecipa. A expectativa da DAF é de deter uma fatia de 10% do mercado brasileiro de caminhões nos próximos 10 anos.
"Na esteira deste investimento, existe a expectativa de 20 novas empresas se instalarem aqui no nosso estado para fornecerem insumos e peças para essa unidade", afirmou o governador Beto Richa, que também participou da solenidade.
A Paccar/DAF detém 16% do mercado de caminhões da Europa e está presente também na América do Norte e na Ásia.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast