Para evitar algumas situações de conflito, algumas empresas têm investido no fortalecimento das relações interpessoais. A integração foi a escolha da empresa de telefonia GVT, que todo ano leva seu grupo de funcionários a um hotel-fazenda estilo aventura, onde são propostos desafios e tarefas que exercitam aspectos como liderança, trabalho conjunto e espírito de equipe.

CARREGANDO :)

Já no Hotel Deville, para que todos se conheçam, cada departamento do hotel recebe diariamente um funcionário de outro setor, que se apresenta, fala um pouco sobre sua vida pessoal e seu trabalho. Além disso, toda semana acontecem jogos de futebol entre os funcionários e, mensalmente, a rede hoteleira oferece um churrasco aos participantes.

A medida adotada na empresa América Latina Logística (ALL) foi o ambiente informal. Sem ternos, gravatas ou salas individuais, intenção é criar maior proximidade entre todos. "A informalidade também é uma forma de gerar oportunidade para que as pessoas possam falar e perguntar o que quiserem. Todos são ouvidos e, nas reuniões bimestrais, a diretoria é questionada sobre vários assuntos. A partir daí, podemos tomar decisões rápidas e corrigir possíveis falhas", explica Pedro Almeida, diretor de Recursos Humanos e relações corporativas da empresa.

Publicidade