Brasília A pedido da Varig, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prolongou até hoje o segundo plano de emergência instituído neste ano para socorrer a aérea. Pelo último dia, as concorrentes da companhia deverão endossar bilhetes já emitidos, e os passageiros que tiverem vôos cancelados embarcarão em outras empresas.
O plano atual teve início no dia 29 de junho e deveria durar até ontem, devido à interrupção de trechos da Varig causada por manutenção de aeronaves e o impasse sobre a recuperação judicial da empresa. Até as 20 horas, a Anac não havia divulgado o boletim sobre o funcionamento do plano dos últimos três dias. Em todos os boletins diários anteriores, a agência esforçou-se para transmitir a idéia de tranqüilidade em relação aos cancelamentos.
Se a Varig falir, a Anac diz ter em mãos um plano de contingência, com o repasse imediato de trechos para companhias concorrentes. No caso de venda, a nova controladora deverá apresentar seu plano de negócios. Em ambos os casos, os bilhetes já emitidos devem ser honrados, diz a Anac.