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Tijuca e aquário são os mais novos desafios

Reserva mais visitada no Brasil, com cerca de 2 milhões de turistas ao ano, o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, é o mais novo desafio administrativo da Cataratas S.A. Lá, a concessionária associou-se a outras duas empresas, Sfeco e Bel-Tur, para formar o consórcio Paineiras Corcovado, vencedor da licitação em 2012. O consórcio assumiu o serviço de transporte, por vans, até o Cristo Redentor, e a administração do Hotel das Paineiras, inaugurado em 1884 e fechado há mais de 30 anos. Edificação tradicional e sem uso, o Hotel das Paineiras será revitalizado e se transformará em centro de exposição, com lojas, restaurante e lanchonete. No total, serão investidos R$ 52 milhões.

O mesmo consórcio vai instalar também no Rio, o maior aquário marinho da América Latina, o AquaRio, em um investimento de R$ 75 milhões. Serão 12 mil animais marinhos de 400 diferentes espécies. A expectativa é atrair 1,5 milhão de turistas ao ano.

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Quem faz

Início: 1999

Em que área atua: Administração de serviços turísticos em parques nacionais

Onde atua: Foz do Iguaçu, Arquipélago de Fernando de Noronha e Rio de Janeiro

Quanto fatura: R$ 13,4 milhões (2012).

Quantos funcionários possui: 262 no Parque Nacional do Iguaçu; 75 em Fernando de Noronha; e 250 no Parque Nacional da Tijuca (previsão).

Quanto espera crescer em 2013: 5%

Posição no mercado: Não há outras empresas iguais no país

Por que é bem feito: a empresa investe em treinamento e capacitação de seus colaboradores como meio para atingir seu objetivo estratégico principal, que é atender com qualidade a todos os visitantes

Bilheteria do Parque Nacional do Iguaçu. Sob a administração da Cataratas S.A., faturamento em 2012 foi de R$ 13.362 milhões. Até 2009, a receita do parque era negativa
Investimentos em centro de visitantes e outras melhorias de infraestrutura aumentaram o número de pessoas que vêm conhecer as Cataratas
O número de visitantes quase dobrou desde o início do trabalho Cataratas S.A. , em 2000: de 800 mil para mais de 1,5 milhão no ano passado
Atualmente, cerca de 40% do faturamento do parque vêm dos serviços prestados nas lanchonetes e nas lojas
Entre as novidades introduzidas pela Cataratas S.A. no Parque Nacional do Iguaçu está a construção de um centro de visitantes e também pela introdução de ônibus panorâmicos de dois andares
As Cataratas do Iguaçu figuram todos os anos entre os três principais destinos turísticos do Brasil

Na vanguarda dos serviços prestados em reservas ambientais, a Cataratas do Iguaçu S.A. criada em 1999, foi a primeira a empresa estabelecer um contrato de concessão para a gestão do serviço de apoio à visitação de um parque nacional brasileiro: o Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A partir da revolução feita na reserva de 185 mil hectares, na fronteira do Brasil com a Argentina, a empresa conquistou o mesmo serviço em mais dois parques importantes do país no esquema de parceria público-privada: o de Fernando de Noronha, em Pernambuco, em 2010, e o da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 2012.

SLIDESHOW: Confira fotos do trabalho desenvolvido pela empresa

Entre as ações implantadas no Iguaçu, a Cataratas S.A. foi responsável pela construção de um centro de visitantes e também pela introdução de ônibus panorâmicos de dois andares. As melhorias contribuíram para aumentar exponencialmente o número de visitantes no parque, de 800 mil no primeiro ano de trabalho, 2000, para 1.535.382 em 2012. De lá para cá, a Cataratas S.A. investiu cerca de R$ 65 milhões no Iguaçu, dos quais R$ 42 milhões nos primeiros anos de operação.

Além do centro de visitantes, o parque ganhou estacionamentos, lojas – para as quais foram criados souvenirs do próprio parque –, um restaurante, dois cafés e dois quiosques nas trilhas e uma joalheria. Neste mês cinco ônibus, estes híbridos, foram incorporados à frota que hoje conta com 18 veículos.

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ReceitaAtualmente, 60% do dinheiro que entra no caixa do Parque Nacional do Iguaçu vem da prestação de serviços, ou seja, bilheteria, transporte e estacionamento. Outros 40% são provenientes de gastronomia e lojas. Um total de 3% do que é arrecadado nas lanchonetes e nas lojas é repassado ao ICMBio.

Mas esses números nem sempre foram assim. Até 2009, o balanço não era positivo. Foi preciso mudar a taxa interna de retorno – de 5% ao ano para 14%, a partir de 2010 – para que ela fosse compatível com os investimentos realizados. Essa mudança também possibilitou investimentos nos outros parques que contam com o serviço da Cataratas S.A. Em 2012, o faturamento da empresa foi de R$ 13,4 milhões. Para este ano, a expectativa é que esse montante cresça em pelos menos 5%.

Noronha é sinônimo de turismo moderno

Se o casamento entre ecoturismo e acessibilidade pode dar certo, no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha ele se supera. Lá a Cataratas S.A. deixa a marca ambientalmente correta por meio da preservação, educação ambiental e plataformas especializadas para receber pessoas com deficiência.

Até por ser um contrato mais novo e mais exigente, foi preciso adotar ações como usar madeira biossintética nas intervenções, fazer o reaproveitamento da chuva e adotar produtos biossustentáveis. Há praia e trilhas com acessibilidade e cadeira de roda anfíbia. As obras foram feitas sem a utilização de cimento e brita. Tudo buscando o mínimo impacto ambiental possível.

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A empresa assumiu o parque em 2010 – ano também em que os visitantes começaram a pagar ingressos para conhecer a reserva. São 15 anos de concessão com possibilidade de ampliar mais cinco. Depois de investimentos em capacitação, 99% dos funcionários são da comunidade de Ilhéus – o contrato estabelecia um mínimo de 60%. Até agora foram investidos R$ 13 milhões, conforme o contrato. Ao ano, pouco mais de 52 mil pessoas visitam o parque.

Cataratas do Iguaçu S.A.