A bandeira curitibana Bristol Hotéis & Resorts pretende ampliar em 50% o número de quartos sob sua administração. O projeto de crescimento prevê a inauguração de seis hotéis até junho de 2016, com investimentos de R$ 150 milhões.
Atualmente, a rede tem 13 hotéis, com 1.576 quartos. Com a expansão, serão 2.418 unidades. A companhia ainda tem abertas outras cinco negociações com grupos de investidores para a implantação de hotéis nos próximos anos, o que pode acelerar ainda mais o crescimento.
A Bristol foi criada no início dos anos 90 pelo português Jorge Alves. O primeiro empreendimento sob sua administração foi o Metropolitan Flat, no centro de Curitiba. Hoje, são cinco hotéis na capital, dois no interior do estado (Londrina e Maringá) e seis em cidades de outros estados – Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Guarulhos (SP), Mogi Mirim (SP), João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE). No ano passado, a rede teve um faturamento de R$ 80 milhões e a expectativa é crescer entre 7% e 10% neste ano.
Mercados
A expansão programada para os próximos 12 meses será toda em outros estados. Serão duas unidades em Belo Horizonte, e uma em Mogi Mirim, São Paulo, Juazeiro do Norte (CE) e Belém (PA). Os projetos são tocados em parceria com investidores – em alguns casos, há um ou dois investidores imobiliários, e em outros foi adotado o modelo de condo-hotéis, em que são vendidas cotas de participação
“O momento é de crise no país, mas acho que é uma boa ocasião para investir”, diz Jorge Alves, presidente da Bristol Hotéis. “O segmento hoteleiro não está parado e posso dizer que até estou surpreso com alguns resultados. O mês de julho foi muito bom”, conta.
Segundo ele, a estratégia da companhia foi manter as tarifas para não perder participação no mercado corporativo, que responde por 80% da demanda. Ao mesmo tempo, a empresa já sente que o dólar mais caro está estimulando o turismo interno.
Alves diz que ainda há espaço para crescimento nos próximos anos e por isso não paralisou as negociações para a gestão de novos hotéis. São cinco propostas em estudo: Fortaleza (CE), Rio Claro (SP), Foz do Iguaçu (PR), Juiz de Fora (MG) e Campinas (SP), com investimento total de R$ 80 milhões caso todos os projetos avancem.
“Há algumas cidades onde há oferta maior que a procura, como Salvador e Manaus. Mas há outras com espaço. O interior de São Paulo é um exemplo de região que tem condições de absorver mais capacidade”, explica o executivo. A aposta da rede está em hotéis de padrão intermediário, da marca Multy, com tarifas entre R$ 180 e R$ 200 por noite. A Bristol tem apenas três unidades no padrão econômico, com a bandeira Flexy. Há também o padrão luxo, com a marca Dobly.
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